Olimpíada Brasileira de Robótica contou no Recife com os times da Rede Municipal de Ensino nos níveis 1 e 1 da fase estadual, e agora vão para a fase nacional, no mês de novembro, em Goiânia (GO)
Ocorreu ontem (13), a etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Recife, com equipes de escolas municipais, no Recife Expo Center. O evento marcou o encerramento da programação da segunda edição do Festival de Programação e Robótica do Recife.
Com a grande final da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas modalidades, o que as classificou para a etapa nacional, no mês de novembro, em Goiânia (GO).
Entre os destaques do dia, esteve a Escola Municipal Rodolfo Aureliano, situada no bairro da Várzea. A unidade de ensino classificou equipes nos níveis 1 e 2 para a etapa nacional, além de conquistar o prêmio extra de melhor escola pública participante da competição.
Como representantes da E. M. Rodolfo Aureliano e de Recife, estão os times RoboticNew e RoboticLegends. Além disso, atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife é bicampeã nacional da Olimpíada.
Completaram o pódio da final: as equipes Bytebots (Nível 1), da Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva, e Unitec (Nível 2), da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, que ganharam a medalha de prata; e Unity Kids (Nível 1), do Sesi Escada, e Cangaceiros da Robótica (Nível 2), do Sesi Vasco, no terceiro lugar.
Vale destacar que as provas exigem habilidades em programação e robótica, abrangendo desafios práticos, movimentação autônoma de robôs em ambientes complexos com obstáculos.
Entretanto, quem passou pelas arenas nestes quatro dias de evento se deparou também com uma nova modalidade: a Robótica Artística, envolvendo dança, interpretação e arte.
A primeira edição da Robótica Artística contou com a participação de sete equipes. Para 2025, segundo os coordenadores, a expectativa é contar com um número de equipes ainda maior. O Festival de Programação e Robótica do Recife teve a participação de cerca de 5.000 pessoas nos quatro dias de evento.
O pódio da modalidade reuniu as equipes Marista Art (Nível 1) e Kyrios Art’s (Nível 2), em primeiro lugar.; Hip Hop Bit (Nível 1) e Marista Creative (Nível 2), em segundo lugar; e Escola Municipal Alda Romeu T (Nível 1) e Power Girls (Nível 2), em terceiro lugar.
Por fim, a equipe Marista Art também vai representar o Estado na fase nacional da competição.
Fonte: Foto de freepik na Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!