PIB de Pernambuco: Entenda como ele pode surpreender

PIB de Pernambuco, segundo dados do IBGE para o mês de junho, pode haver um crescimento acima da média nacional

Leia mais

O PIB 2024 na região de Pernambuco pode surpreender positivamente. É o que revela os dados mais recentes divulgados pelo IBGE para o mês de junho, que indicam para um crescimento acima da média nacional e liderança regional para o Estado no setor de serviços. Pernambuco registrou o maior crescimento do Nordeste, seguido pela Paraíba e Sergipe e mais que o dobro do desempenho nacional no acumulado do ano até junho.

Leia mais

O setor de serviços teve um crescimento de 1,7% em junho em relação a maio, a nível nacional. No acumulado do ano até junho, o Brasil registrou crescimento de 1,6%, vindo de muita oscilação no consumo e na economia.

Leia mais

PIB de Pernambuco

Por sua vez, Pernambuco apresentou um crescimento de 0,9% em relação a maio. Porém, de 3,5% no acumulado do ano até junho, ficando na liderança a nível Nordeste.

Leia mais

Contudo, o resultado do setor de serviços é mais chamativo, uma vez que o setor corresponde a 75% do PIB de Pernambuco, conforme estimativas do CONDEPE-FIDEM e do IBGE. Neste caso, se o setor continuar crescendo acima da média nacional, que apresenta crescimento acumulado até junho de 1,6%, aponta que o PIB pernambucano vai, provavelmente, crescer mais que o dobro do PIB nacional se o desempenho se mantiver no mesmo nível até o final do ano.

Leia mais

Além disso, o setor de serviços representa 75% do PIB estadual enquanto está em 70% no Brasil. No primeiro trimestre desse ano, o país teve crescimento de 0,8% do seu PIB, maior que o crescimento de 0,6% de Pernambuco. No primeiro trimestre, o setor de serviços no Brasil cresceu mais que o dobro que em Pernambuco. Tal resultado agora pode se inverter, em razão do forte crescimento do setor de serviços em Pernambuco, enquanto no Brasil sofre fortes oscilações.

Leia mais

Taxa de desemprego

O resultado do setor de serviços também é importante para a redução da taxa de desemprego pernambucana. O IBGE revela que a taxa de desemprego de Pernambuco passou de 12,4% para 11,5% do primeiro para o segundo trimestre de 2024. No entanto, a Bahia, até então o estado com maior taxa de desemprego no país, teve uma queda maior, de 14,0% para 11,1%, deixando Pernambuco como o estado com maior taxa de desemprego no país.

Leia mais

Por fim, o resultado para os próximos trimestres deve melhorar, porque o setor de serviços é o que mais emprega. E tal desempenho acumulado do primeiro semestre se mantendo até o final do ano, será possível que a taxa de desemprego caia num ritmo mais forte em Pernambuco.

Leia mais

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Correio do Grande Recife