A cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, está há 23 dias consecutivos sem o registro de mortes pelo novo coronavírus. Com isso, a prefeita do município quer o a volta do comércio nas praias. Além disso, segundo o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde Municipal, o último óbito notificado pela doença foi em 19 de julho.
De acordo com o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França, a ausência de mortes durante esses dias indica que as ações sanitárias e o rigor do protocolo da cidade tem funcionado:
“As pessoas em Ipojuca já entenderam que o uso da máscara evita o contágio e pode salvar vidas. Ainda temos dificuldade em relação ao distanciamento nas filas de bancos e lotéricas, mas ampliamos a testagem, o monitoramento dos doentes em domicílio, as ações de conscientização com carro de som e nas redes sociais, a desinfecção nas ruas, praças, instituições bancárias e mercados, além das barreiras sanitárias nos acessos a Porto de Galinhas e Serrambi.”
As praias do litoral de Ipojuca são os principais destinos de turismo do estado pernambucano e do Brasil. Logo no início do anúncio sobre o estado de pandemia no país, as praias desta região foram as primeiras a serem interditadas no dia 22 de março, entre elas: Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. Sendo assim, a reabertura dessas localidades só ocorreu em 20 de junho, ainda com restrições de horário e somente foi permitido para práticas esportivas individuais.
A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, declarou à imprensa que está à espera de um posicionamento do governador Paulo Câmara. Ela afirma que protocolou um ofício no dia 15 de julho, solicitando a autorização para poder liberar as atividades do comércio nas praias do município. Pelo menos 25 mil pessoas vivem do turismo nesta região.
Em relação aos hospitais de campanha da cidade, os locais estão com a taxa de ocupação em 6,4%. De acordo com o boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (10), a cidade de Ipojuca possui 717 confirmados da doença, 90 óbitos e 571 pacientes recuperados da Covid-19.
*Foto: Divulgação/Veja no Mapa
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!