O projeto paulistano Pimp My Carroça vai pousar novamente no Recife. E quem abrirá as portas para ele é a Cooperativa Palha de Arroz, situada no Arruda, zona norte da capital pernambucana, local onde será realizado o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019.
O Pimp Nossa Cooperativa 2019 será promovido pelo Pimp My Carroça, que é uma iniciativa viabilizada pelo grafiteiro Mundano, que busca desde 2012 dar visibilidade a catadores e catadoras de materiais recicláveis, por meio de ações que usam principalmente a arte do graffiti.
O objetivodo projeto é proporcionar o acesso à arte à integração entre os catadores esuas famílias. Além disso, a ideia também realizar melhorias na cooperativa emquestão.
O eventoocorrerá amanhã (5), das 10h às 17h. Entre as atividades promovidas, terão oficinasde stencil, ministradas pela Joana Liberal; oficina de turbante, oferecida pelaSecretaria da Mulher de Recife. O dia também contará com contação de históriase brincadeiras musicais, com o grupo O tapete Voador; pocket-show de RayssaDias; Dj Rastafl4via; e práticasterapêuticas; dentre outras atividades.
Ao todo, oevento promovido pelo Pimp My Carroça terá a presença de 18 artistas visuais,como Guto e Nomes, Naara, Muchacho e Rayana Rayo, que pintarão os muros da CooperativaPalha de Arroz, compondo uma verdadeira exposição de arte a céu aberto.
O evento PimpNossa Cooperativa é uma iniciativa que foi criada em 2017. Sobre isso, Carolina Pires,coordenadora do projeto, esclareceu ao jornal Diário de Pernambuco:
“A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”.
Além doRecife, o Pimp My Carroça também realiza o projeto na cidade de Salvador. Quem produzo evento de lá é a Fernanda Santana, que ressaltou à mesma publicação:
“Além da melhoria estética e visual, a proposta traz a dignidade e desperta a vontade de rearrumar os espaços de trabalhos das cooperativas”.
Entre osapoiadores do projeto Pimp Nossa Cooperativa 2019 está a companhia Novelis. Elaoferece suporte para iniciativas como esta, que acredita que desta forma estãofomentando o desenvolvimento das cooperativas, além da integração nas comunidadesem que atuam e desejam reforçar seu compromisso com ações sustentáveis.
A iniciativado grafiteiro Mundano ainda possibilita que tenha uma contribuição para oempoderamento dos trabalhadores, e também de promover melhorias nas cooperativase benefícios ao meio ambiente, de acordo com a diretora de Comunicação eRelações Governamentais da Novelis América do Sul, Eunice Lima.
10h –Contação de história, com o grupo O Tapete Voador; Rodada de apresentação doPimp Nossa Cooperativa para as cooperadas;
10h às 17h –Atividades de bem-estar e terapias de autocuidado: Aplicação de Reike com DeiseCorreia, Auriculoterapia com Eduarda Moretti, Limpeza de pele com GiseleBezerra Araújo e Práticas terapêuticas, com Mônica Souza;
11h –Oficina de Brincadeiras Musicais, com o grupo O Tapete Voador; e Oficina de turbante,com a Secretaria da Mulher;
13h30 às 15h– Turma 1 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal;
13h30 às 17h– Atividades para crianças, com Alegria no Ar: recreação e lazer;
14h –Pocket-show de Rayssa Dias;
15h30 às 17h - Turma 2 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal e DJ Rastafl4via.
Fonte: Gazeta de Pernambuco
*Foto: Divulgação / Shilton Araújo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!