Ritmo brega agora é patrimônio imaterial do Recife

Ritmo brega conquista reconhecimento por meio de lei que trata sobre sua devida importância para o movimento cultural e que foi sancionada ontem (1º)

Leia mais

Na quinta-feira (1º), a capital de Pernambuco, Recife, decretou por meio de uma lei, que o ritmo brega agora é considerado patrimônio cultural imaterial do Recife. A lei, sancionada ontem, foi aprovada pela Câmara Municipal em junho, a iniciativa ganhou a assinatura do prefeito João Campos.

Leia mais

Além disso, o prefeito ressaltou a importância do movimento de cultura musical para a economia da cidade e se diz um admirador do ritmo brega:

Leia mais

“Tenho um respeito imenso pelo Brega - assim como tenho por todas as outras representações culturais da nossa cidade. Mais que um ritmo, esse movimento cultural envolve música, dança, comportamento, e é uma expressão autêntica da nossa periferia, que precisa ser fortalecido e preservado. O brega romântico, o brega-funk e o passinho estão no cotidiano das pessoas, criam tendências, mobilizam multidões e fazem a economia girar. Estaremos cada vez mais juntos e misturados, não apenas no discurso.”

Leia mais

Por outro lado, vale destacar que a música independente local tem crescido cada vez mais. E isso apesar da pandemia, juntando a velha guarda com novos nomes da música pernambucana.

Leia mais

Ritmo brega como patrimônio cultural imaterial do Recife

O projeto de lei é de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e passou por duas votações antes de ser enviado à sanção, explicou o autor.

Leia mais

“A partir do momento que a gente na Câmara consegue aprovar esse projeto, a gente está incluindo o movimento nas discussões de políticas públicas.”

Leia mais

Segundo o texto:

Leia mais

“A iniciativa é uma forma de incentivar e valorizar os artistas, dançarinos, empresários e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem com o cenário econômico e cultural da cidade do Recife".

Leia mais

Como foi a reunião que resultou na sanção da lei

Além de Marco Aurélio Filho e do presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá, estiveram presentes à assinatura alguns representantes da cena cultural do ritmo brega.

Leia mais

Nomes como Michelle Melo, Sheldon, Dany Myler, Vitória Kelly, Estilo Bregoso, Diego Zica, Tiago Gravações, Palas, Elvis, Neiff, Valquíria Santos, Eliab e Alexandre do Brega Bregoso compareceram à Prefeitura do Recife para acompanhar a oficialização.

Leia mais

*Foto: Divulgação/Marcos Pastich/PCR

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Correio do Grande Recife