Terminal Granéis Sólidos de Suape pode receber investimentos de quase R$ 60 mi

Terminal Granéis Sólidos de Suape fica na retroárea do Cais 5, entre as cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco

Leia mais

Na quarta-feira (30), foi a leilão na B3 em São Paulo, o Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS). O terminal fica fica na retroárea do Cais 5, entre as cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Leia mais

Terminal Granéis Sólidos de Suape

O terminal Granéis Sólidos de Suape que deverá ser utilizado para promover a diversificação de cargas das operações do Porto, foi arrematado pelo Consórcio Sua Granéis. Ele é formado pela Agemar Transportes e Empreendimentos (PE), Loxus Granéis (SC) e Marlog Marajó Logística e Serviços (PB). Além disso, deverá realizar um investimento de R$ 59,8 milhões para os negócios do terminal. A expectativa é de que 819 empregos sejam gerados com a concessão.

Leia mais

De acordo com Manoel Ferreira Neto, representante da Agemar, celebrou o arremate do terminal:

Leia mais

“Estamos estudando esse terminal há mais de dois anos quando entramos na manifestação de interesse trabalho. Estamos muito felizes pelo trabalho que teremos pelos próximos 25 anos, com vários gatilhos e desafios. Na refinaria, nossa expectativa é de dobrar a carga para que possamos sair mais exitosos ainda em cima desse contrato.”

Leia mais

Já o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, comemorou o sucesso das concorrências:

Leia mais

“Concluímos mais um passo do programa de concessões portuárias do Ministério da Infraestrutura. As concessões vão garantir mais produtividade e promover a qualidade dos serviços oferecidos, com a ampliação das áreas dos terminais e a modernização dos serviços com novos equipamentos.”

Leia mais

Equipamentos relevantes

Ainda segundo Pilono, o terminal já conta com os equipamentos relevantes para a realização das operações instalados. Sendo assim, o arrendatário deverá realizar melhorias pontuais em termos de infraestrutura:

Leia mais

“É um terminal com investimentos de porte médio, então fizemos um projeto de modelagem com objetivo de aumentar sua capacidade.”

Leia mais

Edital de licitação para o Terminal Granéis Sólidos de Suape

De acordo com o edital de licitação lançado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Há uma previsão de que o terminal funcionará com uma operação multipropósito. Neste caso, realizar movimentação e armazenagem de granéis vegetais, granéis minerais e carga geral.

Leia mais

A previsão é que o início das operações ocorra em 2024. O prazo contratual determinado pelo edital é de 25 anos. Hoje, o terminal está sob contrato de transição e é administrado pela empresa pernambucana M&G São Caetano.

Leia mais

Capacidade estática mínima total de 12 mil toneladas

Contudo, agora, o Consórcio Sua Granéis deverá fazer investimentos para que o terminal obtenha a capacidade estática mínima total de 12 mil toneladas. E ainda a aquisição de sistemas de recepção rodoviária, sistema transportador de correias e equipamentos equivalentes para garantir a produtividade (prancha média geral) de 549 t/h (toneladas por hora), além de 128 t/h, para a movimentação de coque de petróleo e açúcar ensacado, respectivamente.

Leia mais

Por fim, o momento também comemorado pelo diretor-presidente da estatal, Roberto Gusmão:

Leia mais

“Com este novo arrendamento, Suape vai dar um passo importante para diversificação de cargas e aumento significativo na movimentação portuária. Hoje, já há uma grande demanda para produtos como coque de petróleo e açúcar ensacado e a nossa expectativa é que o leque seja ampliado para novos granéis como a barrilha, matéria prima para a fabricação do vidro.”

Leia mais

*Foto: Reprodução

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Correio do Grande Recife