O carnaval do Recife passou a reunir dois títulos no Guinness World Records, resultado de ações distintas, mas conectadas pelo calendário da folia. A cidade já detinha, desde 1994, o reconhecimento do Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo. Em fevereiro deste ano, somou um novo recorde ao alcançar a marca de maior revezamento de aplicação de perfume já realizado.
O título histórico do Galo foi reafirmado no Sábado de Zé Pereira, celebrado neste ano no dia 14. Com 30 trios elétricos, o desfile reuniu mais de 2,5 milhões de foliões nas ruas do centro do Recife. O número supera em cerca de 1 milhão o público registrado quando o bloco entrou para o Guinness, há 32 anos, ocasião em que 1,5 milhão de pessoas acompanharam o cortejo.
Já o segundo recorde teve um perfil inusitado e ocorreu antes da abertura oficial do carnaval. Na quarta-feira pré-carnaval, em 11 de fevereiro, 320 participantes se reuniram aos pés do Galo Gigante, instalado na Ponte Duarte Coelho, um dos símbolos mais conhecidos da festa. A ação garantiu à capital pernambucana o título de cidade com o maior revezamento de aplicação de perfume do mundo.
Toda a tentativa foi acompanhada por representantes do Guinness World Records, que enviou uma juíza ao Recife para validar o procedimento. Até então, o recorde pertencia à Arábia Saudita, estabelecido em 2025 com a participação de 282 pessoas. Após a confirmação, a organização internacional entregou uma placa comemorativa certificando o novo feito brasileiro.
Como funcionou o revezamento que garantiu o recorde
A dinâmica da prova seguiu regras rígidas definidas previamente pelo Guinness. Os participantes ficaram sentados lado a lado sobre a ponte. O primeiro da fila recebeu o frasco de perfume, borrifou três vezes em si e, em seguida, aplicou outras três borrifadas na pessoa ao lado. A sequência se repetiu até o penúltimo participante. O último apenas segurou o frasco, sem realizar a aplicação. Qualquer erro no número de borrifadas ou na ordem das pessoas obrigava o grupo a reiniciar o processo.
Os recifenses tiveram direito a três tentativas. O recorde foi alcançado na segunda, após um tempo total de 22 minutos e 20 segundos. Durante todo o desafio, fiscais acompanharam cada movimento para garantir o cumprimento das normas.
A participação exigiu inscrição prévia pela internet. Cerca de mil pessoas se cadastraram e, no dia do evento, uma longa fila se formou na ponte com interessados em integrar a tentativa. Para minimizar os efeitos do calor, água foi distribuída ao longo da atividade. Os participantes também receberam kits com lanche e protetor solar.
O primeiro a iniciar o revezamento foi Anderson Carvalho, que comemorou o resultado logo após a confirmação. “É um momento inédito, que representa muito, tanto para o Recife quanto para o Brasil todo. […] É o maior carnaval em linha reta do mundo, e um carnaval cheiroso”, disse em entrevista ao g1 na própria quarta-feira.
A borrifada decisiva, que consolidou o recorde, foi feita por Jaconias Frazão, de 60 anos. Ele aplicou o perfume na filha Tamires, de 19 anos, que é autista e participou da ação. “É como ganhar uma corrida, fazer um gol”, afirmou o pai. Tamires também celebrou o momento: “Estou muito feliz. Quero mostrar para a minha mãe”.
A validação final ficou sob responsabilidade de Camila Borenstain, juíza do Guinness Book designada para a conferência do desafio. Ela acompanhou cada etapa, conferiu os critérios técnicos e confirmou oficialmente o novo recorde mundial.
Com os dois títulos, o Recife reforça sua imagem como um dos principais polos do carnaval brasileiro, combinando tradição de massa, simbolizada pelo Galo da Madrugada, com ações criativas que ampliam a visibilidade internacional da festa.
Fonte: G1
Foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/recife-pernambuco-brasil-por-volta-de-abril-de-2022-vista-aerea-do-parque-quotmarco-zeroquot-do-recife_26607338.htm
