A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma intervenção programada que vai afetar o abastecimento de água em diversas áreas do Grande Recife. A ação envolve reparos na adutora do Sistema Botafogo e outras melhorias operacionais. Embora os serviços estejam marcados para quinta-feira (27), o desligamento do sistema começará ainda na noite de quarta (26). A medida, segundo a empresa, é necessária para permitir o esvaziamento das tubulações antes do início das obras.
Manutenção começa antes por causa do esvaziamento da rede
A Compesa explica que o desligamento antecipado é fundamental, pois o esvaziamento das tubulações exige algumas horas. Sem essa etapa, os técnicos não conseguiriam acessar o trecho que receberá reparos. Além disso, a companhia vai aproveitar a parada para substituir válvulas e instalar novos componentes. Dessa forma, a operação do Sistema Botafogo deve ganhar mais estabilidade e reduzir oscilações futuras.
O desligamento ocorrerá de forma gradativa a partir das 22h da quarta-feira (26). Logo após a interrupção total, as equipes iniciarão os trabalhos na adutora. A previsão é concluir as atividades até as 17h da quinta-feira (27).
Após os reparos, começa a pressurização da rede
Assim que as obras forem concluídas, a Compesa religará o sistema para começar o processo de pressurização das tubulações. Esse procedimento é essencial para que a água avance pela rede com força suficiente para chegar às áreas mais altas e distantes. Por esse motivo, a normalização do abastecimento não acontece imediatamente. A empresa informa que a distribuição deve se estabilizar ao longo da sexta-feira (28), variando conforme a localização de cada bairro.
Quais bairros serão afetados?
A parada programada vai atingir municípios atendidos pelo Sistema Botafogo: Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Veja a lista divulgada pela Compesa:
Olinda
Os moradores dos seguintes bairros terão o fornecimento suspenso:
Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada, Jatobá, Sítio Fragoso, Bairro Novo, Alto da Mina, Bultrins, Ouro Preto, Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Alto da Sé, Carmo, Ribeira, Santa Tereza, Ilha do Maruim, V8/V9, Alto da Nação, 7º RO, Amaro Branco, Bertioga, Varadouro, Cidade Tabajara, Aguazinha, Jardim Brasil, Peixinhos, Sítio Novo, Salgadinho, Vila Popular, Sapucaia, Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto do Cajueiro, Alto Sol Nascente, Alto da Macaíba, Alto Nova Olinda, Alto da Conquista, Córrego do Aureliano, Passarinho e São Benedito.
Paulista
Também haverá impacto em:
Jaguaribe, Vila Torres Galvão, Jardim Paulista, Mirueira, Pau Amarelo, Aurora, Alameda Paulista, Jaguarana, Maranguape II e Paulista Nobre.
Abreu e Lima
A suspensão atingirá as áreas de:
Caetés Velho, Timbó, Planalto (área Caruaru), Caetés III e Fosfato (Cleto Campelo).
Igarassu
O fornecimento será afetado nos seguintes bairros:
Cruz de Rebouças (áreas 1 e 2), Triunfo, Jabacó, Agamenon Magalhães (Loteamentos Oliveiras e Recanto Agamenon), Ana Albuquerque e Igarassu (Centro e Sítio Histórico).
Moradores devem se preparar para a suspensão
Como a interrupção terá início na noite de quarta-feira (26), a recomendação é usar a água armazenada com economia. Dessa maneira, as famílias conseguem atravessar o período de suspensão com mais segurança. Além disso, áreas mais altas podem demorar um pouco mais para receber o abastecimento na sexta (28), já que a pressurização tende a atingir esses locais por último.
A Compesa reforça que a intervenção faz parte de um conjunto de ações voltadas para a modernização da infraestrutura hídrica. Segundo a companhia, as substituições de válvulas e a instalação de novos dispositivos devem aumentar o desempenho do sistema e reduzir riscos de novas paradas emergenciais. Em caso de dúvidas, os consumidores podem buscar atendimento pelos canais oficiais da empresa.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/close-up-de-agua-escorrendo-da-torneira-contra-a-parede_108585816.htm
