CONVIVA Mercados e Feiras integrará legislação que faz parte do processo de modernização do gerenciamento dos mercados públicos e feiras livres no Recife
No dia 31 de março foi instituída a lei 19.036, pelo prefeito João Campos (PSB). Sendo assim, foi criada a CONVIVA – Mercados e Feiras Autarquia Municipal, que será responsável pelo gerenciamento e manutenção de feiras e mercados públicos no Recife. A legislação altera o nome da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e faz parte de uma série de investimentos que estão sendo realizados pela gestão para modernizar os centros de comércio popular, e movimentar este nicho de mercado local. Além da mudança de nome, também estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões em obras anunciadas com a CONVIVA.
CONVIVA Mercados e Feiras
Além disso, sobre a CONVIVA Mercados e Feiras, o diretor-presidente da CONVIVA, Gabriel Leitão, explicou:
“Trata-se da reafirmação do nosso compromisso com a transformação dos mercados e feiras públicas em espaços melhores para os comerciantes e frequentadores. Junto a isso, estamos dando seguimento a obras importantes de requalificação, como as do Mercado de Nova Descoberta e da Feira de Roda de Fogo, a do Mercado de São José, além do anúncio que foi feito da requalificação do Pátio de Feira de Casa Amarela.”
Outras intervenções
Todavia, ainda há outras intervenções do CONVIVA, que abrangem:
- a requalificação do Mercado de Nova Descoberta e a reestruturação do Mercado de Beberibe;
- obras no Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, nas feiras de Nova Descoberta e Feira Nova de Afogados;
- no pátio de Feira de Casa Amarela e de Roda de Fogo, além de intervenções no Mercado da Boa Vista;
- e a requalificação do Mercado de São José.
Contudo, também serão intensificadas ações de manutenção preventiva e corretiva, realizadas pela autarquia, e ações em parceria com outros órgãos e instituições.
Convite à população
Por fim, Gabriel Leitão ressalta que todas essas ações fazem parte de um convite para que a população vivencie, experimente e consuma nesses espaços públicos que são tão importantes para a história e cultura do Recife.
“Podemos adiantar também que já foi publicada a licitação do projeto de requalificação e recuperação estrutural do Camelódromo. É um espaço que precisa de uma atenção especial, tendo em vista a importância dele para a região.”
*Foto: Reprodução/Flickr (Diego Navarrete)