Websérie Mestras Coquistas de Olinda será exibida pelo YouTube, por meio de uma série de vídeos, que reúne entrevistas com quatro lideranças femininas negras do coco pernambucano
Nesta sexta-feira (16), às 12h, vai ao ar no canal do YouTube Pernambucanas da Cultura a websérie ““Mestras coquistas de Olinda – mulheres que fazem a brincadeira acontecer”.
A produção aborda as trajetórias de quatro lideranças femininas negras que lideram grupos de coco em comunidades periféricas de Olinda.
Websérie Mestras Coquistas de Olinda
A direção fica a cargo de Ladjane Rameh. O projeto conta uma série de entrevistas com relatos sobre raça, gênero, geração e fé. O primeiro episódio traz a conversa da mestra Dona Cila do Coco, de 84 anos. Ela moradora do Varadouro e uma das maiores representantes da tradição cultural pernambucana.
Já a segunda conversa irá ao ar na próxima terça-feira (20). A entrevistada da vez será a coquista Dona Ana Lúcia, 77 anos, moradora da comunidade Alto do Serapião.
Em seguida, no dia 23, a websérie traz o relato de Dona Célia, 61 anos, residente na comunidade de Sapucaia de Dentro. E para o encerramento, no dia 27, às 12h, o programa conversará com Dona Glorinha do Coco, de 86 anos, moradora do Amaro Branco.
Banco de textos e imagens
Contudo, além dos vídeos em formato curta-metragem, a série sobre as Coquistas de Olinda também resulta em um banco de textos e imagens. Elas estarão disponíveis para estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas no tema. Vale lembrar que a iniciativa é financiada pela Lei Aldir Blanc.