Jornalistas lançam podcast sobre cena cultural pernambucana

Cena cultural pernambucana é retratada pelo programa “Nossa história, Nossa memória”, dos jornalistas Josi Marinho e Salatiel Silva, estreia hoje (9)

Residentes da região da Mata Norte do estado de Pernambuco, os jovens jornalistas Josinalda Marinho e Salatiel Silva, assim que descobriram alguns interesses em comum, como a curiosidade das histórias que permeiam a vida dos fazedores da cultura da região em que moram, decidiram criar um conteúdo baseado na cena cultural pernambucana e suas diversas manifestações.

Podcast sobre a cena cultural pernambucana

A partir da pergunta: “Já parou pra pensar se a gente fizesse um podcast para conhecermos sobre o dia a dia e a carreira dos artistas, instituições e grupos culturais de Pernambuco?” veio a ideia de fazer o podcast, sob o nome “Nossa história, Nossa memória”.

Estreia

O programa estreia hoje (9), como um podcast com peças radiofônicas criadas para serem disponibilizadas em diversas plataformas da internet. Ou seja, o conteúdo fica eternizado a partir de registros de entrevistas e outros elementos sonoros, memórias sobre a pluralidade nas mais várias linguagens artísticas do estado. O que engloba: Cultura Popular, Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Moda, Música, Performance e Teatro. A iniciativa é um trabalho inédito no estado.

24 episódios

A primeira temporada contará com 24 episódios, que devem ir ao ar até o de março e foi aprovado no Edital de Criação, Fruição e Difusão, da Lei Aldir Blanc PE.

Cada episódio vai se aprofundar sobre a história de importantes personagens ligados ao fazer cultural pernambucano. Isso inclui brincantes da cultura popular, escritores, cordelistas, poetas, músicos, repentistas, contadores de história, produtores culturais, artesãos, artistas, entre outras personalidades.

Segundo Josinalda Marinho, coordenadora e produtora do podcast o projeto surge como forma de salvaguardar o que é produzido no Estado.

“Essa é uma oportunidade de valorização à nossa Cultura de nosso estado e destacar o trabalhos daqueles que têm se esforçado ao longo dos anos para manter viva a nossa história. Queremos, por meio deste trabalho de comunicação popular, contribuir para o registro cultural de nosso país, além de poder revelar novos talentos e expressões culturais de nossa gente.”

Memória auditiva

Além disso, para Salatiel Silva, apresentador e editor de áudio do projeto, o podcast sobre a cena cultural pernambucana também leva ao ouvinte uma “memória auditiva”.

“Queremos proporcionar uma experiência sonora, na qual atribuo, como Memória Auditiva, em que relato dos personagens, ilustrados com outros elementos sonoros, despertem a curiosidade e a paixão dos amantes da cultura de nosso estado e mundo afora.”

Quadros do programa

Contudo, o programa será dividido em quadro, que contém: entrevistas, curiosidades, músicas, entre outros. 

O podcast “Nossa história, Nossa memória” vai ao ar sempre aos sábados e às quartas-feiras, por meio da plataforma Spotify. O público também pode interagir com sugestões de temas e de entrevistados, através do blog e das páginas do projeto no Facebook, Instagram e Youtube. E também via e-mail: [email protected]

Acessibilidade

Todavia, os jornalistas pensaram nas pessoas que possuem deficiência para que possam ter acesso ao todo o material. Sendo assim, a produção do podcast vai disponibilizar na internet, a cada edição, o script de cada programa.

Ficha Técnica:

  • Apresentação e edição: Salatiel Cicero
  • Produção: Josi Marinho
  • Realização: Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco,
  • Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Lei Aldir Blanc PE.