Ecad revela que regiões Norte e Nordeste ouvem mais rock and roll

Ecad fez levantamento que aponta a banda Coldplay como a mais ouvida nestas regiões do país, seguida pelo grupo americano Imagine Dragons

Uma pesquisa do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aponta que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as que mais ouvem músicas deste gênero. E nesta segunda-feira (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock, gênero musical criado pela cantora gospel e guitarrista norte-americana Sister Rosetta Tharpe.

No entanto, a data foi oficialmente criada em 13 de julho de 1985, com a apresentação do festival Live Aid, idealizado pelo músico britânico Bob Geldof, com o intuito de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

Ranking do Ecad

No ranking levantado pela instituição foi levado em consideração apenas o segmento de Rádios. Com isso, a pesquisa apontou as 25 canções de rock and roll mais tocadas entre os anos de 2015 e 2019. Sendo assim, foi possível identificar quais os estados brasileiros que executam mais este gênero musical.

Liderança

No topo da lista do Ecad, em relação às músicas de rock mais executadas pelas rádios brasileiras, aparece a canção “Adventure of a lifetime”, da banda britânica Coldplay. Ela ainda emplacou no mesmo ranking o single “Hymn for the weekend”, entre as cinco primeiras colocadas. A listagem ainda indicou o grupo americano Imagine Dragons com a música “Thunder”, e também a banda do Reino Unido Keane, com “Somewhere only we know”. Entre os rocks brasileiros, o destaque foi para o grupo de Santos Charlie Brown Jr., com a música “Só os loucos sabem”.

Vale lembrar que em tempos de pandemia de Covid-19, a área musical tem recorrido às lives, que são transmissões ao vivo para as pessoas acompanharem os shows de casa.

Norte e Nordeste

Além disso, a lista do Ecad é encabeçada por estados do Norte e Nordeste do país, nas cinco primeiras posições.

O Pará foi o primeiro colocado, em que o gênero rock and roll teve destaque nos espaços da rádio em 5,49%. O Piauí aprece em segundo lugar, com 5,43%, seguidos por: Amazonas (5,22%), Maranhão (4,75%) e Distrito Federal (4,58%).

O sexto lugar ficou com a região Sudeste, representado pelo Rio de Janeiro, com 4,04% das execuções de músicas rock and roll nas rádios. O estado de São Paulo aparece na 11ª posição, com 2,64%.

Ranking das 10 primeiras posições

1 – Pará – 5,49 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

2 – Piauí – 5,43 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

3 – Amazonas – 5,22 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

4 – Maranhão – 4,75 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

5 – Distrito Federal – 4,58 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

6 – Rio de Janeiro – 4,04 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

7 – Pernambuco – 3,57 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

8 – Rio Grande do Norte – 2,90 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

9 – Rio Grande do Sul – 2,84 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais;

10 – Bahia – 2,78 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais.

*Foto: Divulgação