Festival de Inverno de Garanhuns: governo divulga programação

Festival de Inverno de Garanhuns está em sua 30ª edição e acontecerá entre os dias 15 e 31 de julho, e vai contar com 24 polos culturais e mais de 800 atrações artísticas

Em breve, chegará a época mais esperada do ano para o município de Garanhuns, em Pernambuco. Trata-se do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que vai acontecer entre os dias 15 e 31 de julho. A programação já está disponível e foi lançada durante coletiva oficial, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O momento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, convidados e de membros da imprensa de Pernambuco.

Vale lembrar que no mês passado a cidade abrigou outro evento de cultura bem importante, e Festa de Santo Antônio de Garanhuns.

Festival de Inverno de Garanhuns

A 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns contará com shows, artes cênicas, exposições, mostras, concertos, desfiles, oficinas, além de ações de valorização do patrimônio cultural.

Solenidade

Participaram da solenidade para o anúncio da grade oficial do festival o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto; a secretária estadual de Turismo, Milu Megale; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa; o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino; a secretária municipal de Cultura, Sandra Albino; o secretário municipal de Turismo, Givaldo Calado; e o coordenador geral do FIG, André Brasileiro.

De acordo com o prefeito Sivaldo Albino:

“Depois de dois anos sem poder realizar grandes eventos, estamos fazendo essa retomada de forma ainda mais grandiosa, comemorando os 30 anos do FIG. Neste contexto, nossa fala inicial não poderia ser diferente, se não de agradecimento, ao secretário de Cultura Oscar Barreto, a todos da Fundarpe e, em especial, ao governador Paulo Câmara; que compreenderam e aceitaram o nosso pleito de ampliar o Festival. Vamos poder proporcionar o maior, o melhor e mais intenso Festival de Inverno da história de Garanhuns e de Pernambuco. Agora é a hora de se organizar e vir curtir, de 15 a 31 de julho, o FIG 30 anos. Garanhuns espera vocês de braços abertos.”

Parceria conjunta

Além disso, Oscar Barreto, secretário estadual de Cultura, destacou a importância da realização do FIG em parceria conjunta com a Prefeirura da cidade:

“O prefeito foi um parceiro e construtor deste FIG que nós temos hoje e essa questão é fundamental, para um FIG que dialoga com o conjunto da cidade. Na realidade passa a ser uma cidade do mundo. Não é o FIG de Garanhuns, é o FIG do mundo.”

Maior evento artístico do Brasil

Por outro lado, o FIG é considerado o maior evento artístico do país. Ele é coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

Para a secretária Sandra Albino:

“Já estamos praticamente no clima de FIG. Chegou o dia do anúncio tão esperado, e agora vamos abrir as portas de Garanhuns para receber turistas de todos os locais do Brasil. Por isso, deixo aqui o meu convite a todos, para que possam comparecer e aproveitar este evento que movimenta a indústria cultural de todo o país.”

Programação musical

Neste ano, a programação conta com shows de grandes nomes da música como: Mumuzinho, Diogo Nogueira, Nando Reis, Lenine, Jota Quest, Titãs, Pitty, Chico César e Geraldo Azevedo, Gal Costa, Jorge Vercillo, Sepultura, Adriana Calcanhotto, Solange Almeida, Mano Walter, César Menotti & Fabiano, Marcelo Falcão, Margareth Menezes, Xande de Pilares, Fafá de Belém, Joanna, José Augusto entre outros.

Atividades inéditas

O FIG vai contará também com o Polo Estação, que fica no Teatro Luiz Souto Dourado. Lá serão realizadas apresentações musicais intimistas. Além disso, serão promovidas ações especiais nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, além da volta do polo localizado no Quilombo Castainho. Outro local que conta com programação pela primeira vez durante o festival é o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE.

Programação completa

Para acessar a programação completa basta entrar no Portal da Prefeitura de Garanhuns.

*Foto: Reprodução