Festival de Teatro Virtual: confira peças de estados do Nordeste

Festival de Teatro Virtual terá montagens de Pernambuco e Ceará, que poderão ser vistas entre amanhã (26) e sexta-feira (27)  

A partir desta quinta-feira (26), começa o Festival de Teatro Virtual. O evento de cultura é promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), com dois espetáculos do Nordeste.

Festival de Teatro Virtual

A produção executiva da peça de Pernambuco é da Janela Gestão de Projetos. A montagem “Salto” será apresentada amanhã (26). Já o espetáculo cearense “Suelen, Nara, Ian” será protagonizado pelo Grupo Pavilhão da Magnólia, na sexta-feira (27).

Além disso, por conta da pandemia, as sessões acontecerão no formato online, sempre a partir das 18h30, por meio do canal da Funarte no YouTube. Vale ressaltar que a programação é resultado do edital Prêmio Funarte Festival de Teatro Virtual 2020, lançado em agosto do ano passado.

Sinopses dos espetáculos

Contudo, o filme-espetáculo “Salto”, do agrupamento Bote de Teatro tem inspiração livre em “Os Saltimbancos”, tradução de Chico Buarque do musical italiano “I Musicanti”.

Nesta adaptação “cyberfuturista” como afirma a companhia teatral, os atores de Recife Pedro Toscano, Inês maia, Daniel Barros e Cardo Ferraz, com a atriz convidada Una Martins. O enredo aborda questões atuais como “constante necessidade de descolar-se da realidade” e “os ciclos capitalistas de esgotamento”.

No caso da montagem cearense “Suelen, Nara, Ian”, a direção é de Miguel Vellinho, e produção de Silvianne Lima. O enredo conta a história de duas crianças que são irmãs, Suelen e Nara, vão morar na casa da mãe do pequeno Ian, pois os pais deles agora são namorados. Além disso, ele tem seu “reino” de filho único invadido pelas duas meninas e os três necessitam reconsiderar o espaço agora, além de rever posições e conhecer outras perspectivas.

*Foto: Divulgação