Museu da Cidade do Recife homenageia Burle Marx com quiz no Instagram

Museu da Cidade do Recife comemora o aniversário de Burle Marx pela rede social, em razão do período de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19

No próximo dia 04 de agosto, o artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx completaria 111 anos. Por ter sido o responsável pelos mais belos jardins e marcos urbanos da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife decidiu homenageá-lo por meio de um desafio aos seus seguidores no Instagram.

Museu da Cidade do Recife – aniversário de Burle Marx

No dia do aniversário de Burle Marx, o museu pernambucano vai publicar em seus stories um quiz com 10 perguntas. As questões, obviamente, serão em torno do paisagista e suas obras que remetem à cultura do Brasil. Ele é considerado um dos maiores paisagistas do século XX.  

Sorteio

O seguidor que acertar todas as perguntas vai participar de um sorteio para ganhar um kit do Museu da Cidade do Recife. Além da chance de saber mais um pouco sobre a vida e carreira de Burle Marx, que engloba diversas áreas do Recife projetadas por ele, com suas formas e conhecimentos sobre botânica.

Áreas projetadas por Burle Marx

Só no Recife, foram 15 áreas projetadas por Burle Marx, entre os anos de 1934 e 1937. E desde 2015, os locais se tornaram patrimônio histórico e ambiental da cidade. Além de receber o título de Jardins Históricos: praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim do Campo das Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.

Documentos da obra do paisagista

Segundo a diretora do museu, Betânia Corrêa de Araújo, a instituição guarda em seu acervo um significativo conjunto de documentos da obra do paisagista no Recife:

“As imagens revelam além da construção dos jardins, dos eventos de inauguração e das espécies vegetais, o valor do espaço público para a cidade do Recife, como espaço de fruição estética e de convivência social. Cumprindo as normas de distanciamento social, o museu celebra a semana Burle Marx com um jogo para os visitantes virtuais.”

Como será o quiz

O responsável pelas perguntas do quiz no Instagram do Museu da Cidade do Recife foi Sandro Vasconcelos. Ele atua na instituição no setor de pesquisa e iconografia.

Cada uma das perguntas teve inspiração nos espaços públicos do Recife, assinados por Burle Marx.

Em relação ao kit que será dado ao vencedor do desafio, ele é composto por: uma cabeça com a imagem do Forte das Cinco Pontas, o Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR, e por uma coleção de seis postais com praças criadas pelo paisagista. 

Instagram

O quiz sobre Roberto Burle Marx será realizado no dia 04 de agosto (terça-feira), pelo instagram do Museu da Cidade do Recife.

*Foto: Divulgação