Ação da Cidadania Pernambuco Solidário abriu mais uma campanha do Natal Sem Fome, que chega a sua 26ª edição, na noite de segunda-feira (4), Museu do Homem do Nordeste, em Recife
O movimento Ação da Cidadania Pernambuco Solidário realizou na noite de segunda-feira (4) a cerimônia de abertura da 26ª edição do Natal Sem Fome, no hall do Museu do Homem do Nordeste, em Recife (PE). Neste ano, a ação social conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Além da fundação, outros pontos da cidade estão recolhendo alimentos não perecíveis, que posteriormente serão repassados à população de baixa renda da capital pernambucana.
Natal Sem Fome e Betinho
A campanha Natal Sem Fome foi idealizada pelo sociólogo e ativista dos direitos humanos Hebert de Souza, o Betinho. E na edição 2019, a ação social fará uma homenagem a ele com a exibição do documentário “Três Irmãos de Sangue”, da diretora Ângela Patrícia Reiniger, no espaço de projeção do Cinema Fundaj, em Casa Forte.
A cerimônia de abertura da campanha foi movida pelo espírito de solidariedade das festividades de fim de ano, que foi ainda mais fortalecida com a apresentação oficial do Coral da Fundação Joaquim Nabuco, que cantou um repertório com canções natalinas.
Apoio da Fundaj
Para o coordenador fundador do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro, o apoio da Fundaj a mais uma edição do Natal Sem Fome é de extrema importância. Ele afirmou à Folha de Pernambuco:
“A importância da parceria com um órgão importante como a Fundaj aumenta a expectativa pelas arrecadações deste ano”.
O coordenador ressaltou também que a ação de 2019 pode chegar a arrecadar entre 200 e 300 toneladas de alimentos para a população de baixa renda.
Donativos
As pessoas que quiserem contribuir com a campanha Natal Sem Fome poderão levar seus donativos diretamente à sede da Fundaj, e também nos campi de Casa Forte, Derby, Apicucos e Engenho Massangana. A ação durará todo o mês de novembro.
Logo depois da fase de arrecadação das doações é realizado o recolhimento dos mesmos e uma triagem dos materiais recebidos. Esta força tarefa será feita na sede da Ação da Cidadania em Pernambuco, que é situada dentro do Parque de Exposições do Cordeiro.
A triagem é feita pelos voluntários da campanha Natal Sem Fome e em seguida são montadas as cestas de natal que serão distribuídas às comunidades carentes no mês de dezembro.
Fonte: Folha de Pernambuco
*Foto: Divulgação / Museu do Homem do Nordeste