Navios da Marinha do Brasil ficam atracados no terminal e abertas para visitas até este sábado (18)
Na manhã desta sexta-feira (17), pessoas visitaram dois navios famosos da Marinha do Brasil no Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy da Silva Campos, no Porto do Recife, bairro homônimo.
Ao chegar no local, o público pode entrar nas dependências do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e da Fragata “Independência”, até este sábado (18), das 9h às 16h.
Porém, o acesso é feito mediante preenchimento do formulário de inscrição para agendamento prévio, disponibilizado no site do Porto do Recife.
Navios da Marinha do Brasil
De acordo com o comandante da Fragata Independência, capitão Antônio de Barcellos Neto, que também é porta-voz, afirma que as pessoas podem esperar das visitações aos navios da Marinha do Brasil o máximo de oportunidade de conhecimento sobre os veículos.
Isso porque os viistantes poderão conhecer as capacidades, além da chance de conversar com os marinheiros que trabalham no porto, e assim conhecer de perto o que a Marinha faz de fato.
Visita completa
Na visita, a pessoa poderá conferir tudo de perto, e sanar sua curiosidade e tirar dúvidas a respeito deste tipo de embarcação. As perguntas podem ser básicas, como, por exemplo, para que servem as espias que prendem o navio ao cais, sobre quantos tiros podem ser dados pelos canhões e outras perguntas diversas, e por aí vai.
Operação Aspirantex-2025
As embarcações vieram ao Recife por conta da operação “ASPIRANTEX-2025″. Ficam na capital pernambucana até segunda-feira (20). Em seguida, também passarão pelos Estados de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.
Segundo a Marinha, o trabalho tem o propósito de incrementar o adestramento dos meios navais e aeronavais da esquadra, colocando em prática treinamentos de guerra, atuar na familiarização de 209 Aspirantes da Escola Naval, com período ao mar.
Navios
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia (G25) foi lançado ao mar, em 1969, e incorporado à Marinha do Brasil em maio de 2009. Ele possui capacidade para transportar até 440 pessoas.
Originalmente, a embarcação foi construída para servir ao Exército Britânico. Mas, já desempenhou várias operações navais da Grã-Bretanha e o porto sede dele era “Marchwood, Hampshire”.
Ele possui capacidade para transportar quase mil toneladas, ou cerca de 50 veiculos, incluindo carros de combate; um guindaste Clark Chapman com capacidade para 25 toneladas a vante da superestrutura; dois guindastes com capacidade de 8,5 toneladas a vante; rampas na proa e na popa; elevador tipo tesoura ligando o convés de viaturas ao convôo a meia nau; dois guindastes com capacidade para 20 toneladas em trilhos no teto do convés de viaturas e pontões de desembarque Maxiflote transportados nas laterais; quatro EDVP Mk-4 e um RHIB.
Entretanto, para aeronaves, ele tem dois convéses de vôo capazes de operar todos os helicópteros em serviço na Marinha ou até um He Chinook no convés da meia nau.
Por sua vez, a Fragata Independência (F44) conta com 129 metros de comprimento, 13,5 metros de boca e 5,9 metros de calado. E transporta 209 homens, sendo 22 oficiais e 187 praças. É a quarta desse porte a ostentar o nome na Marinha do Brasil.
Foi batizada e lançada no dia 2 de setembro de 1974, tendo como madrinha Luci Geisel, esposa do presidente da República Ernesto Geisel (1974-1979). Ela fez-se ao mar em 11 de dezembro de 1978, para realizar provas. Foi submetida à Mostra de Armamento e incorporada à MB no dia 3 de setembro de 1979.
Por fim, pertencente a classe “Niterói”, a ‘Constituição’ é um navio-escolta, que serve para proteger outros navios. E é dotada de grandes, uma vez que pode guardar mísseis, torpedos, canhões, metralhadoras e sensores que dão capacidade de defesa a outra embarcação.
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