Porto do Recife ficou dois anos sem receber embarcações por conta da pandemia da Covid-19
Após dois anos sem receber embarcações por conta da pandemia da Covid-19, o Porto do Recife retomou a temporada de cruzeiros 2022-2023, nesta quarta-feira (12). E recebeu a primeira embarcação, o navio da National Geographic Explorer, do qual desembarcaram 148 passageiros e 70 tripulantes. E foram recebidos ao som da orquestra da Polícia Militar.
Vale destacar que em outubro de 2021, o Porto recebeu prêmio por desempenho ambiental, ficando em terceira posição.
Porto do Recife – retomada
Além disso, o Porto do Recife passou por uma obra de dragagem realizada no primeiro semestre de 2022. Durante a retomada de turismo por meio da temporada de cruzeiros, esta é a primeira vez que um navio foi atracado entre os cais 7 e 9, aproveitando o benefício da obra, pois antes não havia profundidade para receber estes tipos de navios.
De acordo com o presidente do Porto do Recife, Tito Moraes:
“Agora com novas profundidades, o porto vai poder receber navios maiores em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP). Melhorando todo o processo de embarque e desembarque dos turistas, as embarcações de até 8 metros e 150 metros de comprimento estão aptas para atracar no cais 7 ao 9.”
Expectativa
Contudo, a expectativa é que esta temporada 2022-2023 supere a anterior de 2019-2020, que movimentou quase R$ 1,6 bilhão no país. A estimativa é que a nova temporada movimente em torno de R$ 3,3 bilhões, gerando de forma direta e indireta 43 mil empregos no país. Isso configura uma alta de 47%, comparado ao período anterior à Covid-19.
Vínculos essenciais
Para isso, houve diversos vínculos essenciais para o porto voltar a receber navios de cruzeiro, pontua Tito Moraes.
“É impossível o porto operar sozinho, dependemos do auxílio de outras instituições que fazem o Porto do Recife estar no cenário nacional, como é o caso da Empetur, Ciatur, Polícia Militar, entre outras. Além disso, tivemos que nos adaptar, houve interlocução com a Anvisa, Secretaria de Saúde e protocolos sanitários que foram fundamentais na nossa realidade para o enfrentamento da Covid-19.”
Mais de 20 paradas
Por fim, o presidente do Porto espera ainda que nesta temporada haja mais de 20 paradas, com futuro crescimento na quantidade de vinda de navios ao porto, sendo esperados mais de 70 mil passageiros em embarques e desembarques.
Durante a abertura da temporada de cruzeiros ontem, o porto contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empetur, Prefeitura do Recife, Companhia do Turismo (CiaTur), Polícia Militar, juntamente com a orquestra do Capitão Zuzinha, e mais de 30 funcionários do porto que auxiliaram na ancoragem e recepção do navio.
*Foto: Reprodução