Quarta dose para pessoas em abrigos: Recife realiza aplicação

Quarta dose para pessoas em abrigos será aplicada em pessoas a partir dos 18 anos, que estão neste locais emergenciais por conta das chuvas que ocorrem no Estado

A Prefeitura do Recife começou ontem (7), a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) contra Covid-19 nas pessoas a partir de 18 anos acolhidas nos 19 abrigos emergenciais.

Quarta dose para pessoas em abrigos emergenciais

Os locais estão recebendo as famílias que foram atingidas pelas chuvas da semana passada. Além disso, profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão visitar cada um dos equipamentos municipais, entre creches e escolas, levando os imunizantes para as pessoas que receberam a primeira dose adicional há, pelo menos, quatro meses.

Também desde ontem, as pessoas a partir de 50 anos e os trabalhadores da saúde que atuam na capital poderão receber a segunda dose adicional.

Contudo, para estes dois grupos, é necessário realizar agendamento, que foi aberto na segunda-feira (6), por meio do site ou aplicativo Conecta Recife. Na capital, 29.798 adultos entre 50 e 54 anos, que integram o primeiro grupo, e 75.027 trabalhadores estão aptos a tomar a vacina.

Documentos

Mas, no dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação, assim como um comprovante de que já completou o ciclo vacinal há, ao menos, quatro meses. Isso tudo serve para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

Comitê Técnico Estadual

A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado na segunda-feira (6).

Imunizantes

Por fim, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde, a chamada quarta dose pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.

*Foto: Reprodução