No último dia 05 de julho a cidade de Sobral, conhecida como a “Princesinha do Norte”, completou 250 anos, mas as comemorações já iniciaram no dia 04 de julho com apresentações de Caetano Veloso, além da gravação do DVD do artista Ávine Vinny, com participações de Naiara Azevedo, Nattan e João Gomes. Entre as 28 atrações confirmadas, outros nomes de peso vão prestigiar a celebração, como Ney Matogrosso, Desejo de Menina, Ana Cañas, Criolo e Taty Girl.
Na Arena Aeroporto, dia 4 de julho às 18h30, aconteceu uma homenagem à Marília Mendonça realizada por “Hoje Somos Só Metade”. A noite foi encerrada em grande estilo quando subiu ao palco Caetano Veloso, no mesmo dia o grupo Frevilhando se apresentou.
Veja a agenda completa de shows
Dia 8 de julho acontecem na Arena Aeroporto os shows gratuitos de: DJ Messom, Freud Explica e BaianaSystem. No dia seguinte, as apresentações seguem com DJ Kah Vieira, Rennê Django e Criolo encerrando a noite.
Na próxima quinta, 20 de julho a partir das 18h, acontecem apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, Rosinha do Acordeon, Joel Tomaz, Mateus Ximenes, Taty Girl, além do Festival Regional de Quadrilhas Juninas. Na sexta, o esquenta para o final de semana começa com o festival de quadrilhas, seguido por: Raízes Forrozeiras Thairone Andrade, Danny Mazenir e Desejo de Menina.
A cantora Ana Cañas é o destaque do penúltimo dia de festividades – 28 de julho – seguida por performances de Mr. Orange e Procurando Kalu. No mesmo dia acontece uma homenagem à Rita Lee. No último dia de evento – 29 de julho – a Arena Aeroporto recebe Keylla Rocha, Hellen Jhonny e Ney Matogrosso.
Princesinha do Norte completa 250 anos
Lar de grandes nomes da cultura nacional, como Renato Aragão e o cantor Belchior, o município cearense foi fundado em 1757 e carrega um importante destaque turístico, cultural e econômico para a região do nordeste. A cidade chama atenção por importantes tradições como a Dança do Boi ou Reisado, dança natalina que celebra o nascimento de Jesus e homenageia os Reis Magos, além de ter sido lar de figuras significativas como a abolicionista Maria Tomásia, que participou da fundação da Sociedade Cearense Libertadora.
Com a quinta maior população do Ceará – 210.711 habitantes – a cidade de Sobral ganha destaque pela sua riqueza cultural e não é à toa, quem visita o município pode aproveitar pontos culturais importantes como: Arco de Nossa Senhora de Fátima, Planetário, Pinacoteca, Teatro São João, Igreja da Sé e a Casa de Cultura de Sobral.
Não se sabe ao certo porque a cidade leva o nome de “Princesinha do Norte”, mas alguns historiadores revelam que esse título deve-se ao fato de Sobral ser a segunda cidade do Ceará em importância.
Origens históricas de Sobral
A história de Sobral remonta ao século XVIII, quando fugitivos estrangeiros se instalaram às margens dos rios Acaraú e Jaguaribe, no interior do Ceará. Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães fundou a Fazenda Caiçara na região, considerada o berço do município. Quando Rodrigues Magalhães cedeu terras da fazenda para a construção da matriz de Nossa Senhora da Conceição, Sobral começou a se expandir.
Em 1773, o povoado recebeu a categoria de Vila Distinta e Real de Sobral. Durante a segunda metade do século XVIII, a vila se tornou um centro intermediário para o comércio de produtos agrícolas das serras da Meruoca e Grande, abastecendo as regiões do Ceará e Piauí.
Sobral também foi palco de importantes eventos históricos, em 1825 participou da Confederação do Equador. Quando a vila ganha o título de cidade, em 1841, surgem em paralelo os sobrados com arquitetura de três ou quatro águas, apresentando motivos greco-romanos ou elementos decorativos inspirados em Bonaparte, como os sobrados de Domingos José Pinto Braga e do Major João Pedro Bandeira de Melo. Ainda em meados do século XIX, destacam-se o sobrado na esquina da Rua Ernesto Deocleciano e o sobrado que atualmente abriga a Casa da Cultura de Sobral.
Em 1919, a cidade sediou outro evento importante, a Expedição Britânica do Eclipse Solar passou pelo município para comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, quando foi constatado a distorção sofrida pela luz ao chegar à Terra. O monumento na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio e o Museu do Eclipse são marcos desse evento histórico de Sobral.
Foto principal:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Nossa_Senhora_de_F%C3%A1tima#/media/Ficheiro:Entardecer_Sobral-CE.JPG
CC BY-SA 3.0