Cavalo Marinho em Pernambuco faz parte de uma ação de projeto que passará por cinco cidades do Estado, com aula-espetáculo para escolas da Rede Estadual de Ensino
Nesta quarta-feira (24), o Ciclo Natalino em Pernambuco vai promover a tradição do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Condado. O objetivo é promover o Natal por meio desta cultura, de hoje até dia 26 de novembro. O trajeto contempla escolas da Rede Estadual de Ensino das quatro macrorregiões – Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.
Cavalo Marinho em Pernambuco
A “Aula-Espetáculo no Passo e no Compasso do Cavalo Marinho” vai promover a salvaguarda da manifestação cultural com intercâmbio. Ela visa o intercâmbio artístico nos municípios beneficiados, que também vão conhecer três Patrimônios Vivos de Pernambuco. São eles: Gonzaga de Garanhuns (Reisado de Garanhuns); Assis Calisto, (Samba de Coco Raízes de Arcoverde) e o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado).
Além disso, explanações dos elementos que constituem a manifestação cultural, como personagens, trajes típicos, sança e musicalidade, integram as apresentações. E ainda está prevista uma aula-espetáculo ao som do banco, orquestra formada por rabeca, ganzá, pandeiro, bagé de taboca e zabumbas.
O projeto “Aula-Espetáculo no Passo e no Compasso do Cavalo Marinho” conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Serviço
Aula-Espetáculo No Passo e no Compasso do Cavalo Marinho
Escolas beneficiadas:
EREM Monsenhor Abílio Américo Galvão – EMAAG
Palmares / Mata Sul
Interação artística: Maracatu / Nação Erê do Uma
Quarta-feira (24), 10h
ETE Ariano Vilar Suassuna
Garanhuns / Agreste Meridional
Interação artística: Reisado / Gonzaga de Garanhuns
Quinta-feira (25), 10h
Escola João Rodrigues Cardoso
Águas Belas / Agreste Meridional
Interação artística: Tribo de Índio / Tlaka Fulni-ô
Quinta-feira (25), 15h
EREM Carlos Rios
Arcoverde / Sertão do Moxotó
Interação artística: Coco Raízes / Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Sexta-feira (26), 10h
*Foto: Reprodução/Instagram