Cine Ceará 2020 divulga lista de longas e curtas-metragens

Cine Ceará 2020 terá filmes exibidos presencialmente, e os curtas pela TVC e pelo canal do festival no YouTube

O Cine Ceará acaba de divulgar a lista de selecionados de sua 30ª edição. A tradicional Mostra Olhar do Ceará, dentro do Festival Ibero-americano de Cinema, ocorre de 5 a 11 de dezembro deste ano. Serão quatro longas-metragens e 22 curtas. Além disso, os filmes serão exibidos presencialmente em Fortaleza. Já os curtas poderão ser assistidos pela TVC e pelo canal do festival no YouTube.

Cine Ceará 2020

Assim como outras mostras ligadas ao setor de cultura audiovisual, o Cine Ceará 2020 também terá parte de sua programação online. Dos 121 inscritos entre longas e curtas, foram selecionadas 26 obras, sendo 30% delas dirigidas por mulheres.

Longas-metragens em competição

Entre os destaques da programação, estão os filmes: “Cabeça de Nêgo”, drama de Déo Cardoso, “Pajeú”, ficção de Pedro Diógenes”. Finalizando a seleção, temos os documentários “Swingueira”, coprodução Ceará-Bahia, de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula; e “Rio de Vozes”, coprodução Bahia-Pernambuco, dirigida pela cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret.

Relação de curtas-metragens

No Cine Ceará 2020, os curtas-metragens selecionados são formados, em sua maior parte, por documentários e ficções, totalizando dez produções de cada gênero. Além disso, a lista se completa com uma obra experimental, além de um drama-suspense.

Em relação aos destaques da competição de curtas, estão: “Scelus”, ficação sobre rivalidade entre facções, drogas, intrigas e mortes. Uma curiosidade aqui é que a produção foi dirigida, roteirizada e protagonizada por Edmilson Filho (“Cine Holliúdy); “Pequenas Considerações sobre o Espaço-Tempo”, filmado durante a pandemia, que traz uma reflexão da própria vida da cineasta Michelline Helena; e “A Gaiola”, de Jaildo Oliveira, que também se inspirou pela quarentena, para contar a história de uma viúva que vive isolada com seu pássaro engaiolado.

Ao final do festival, o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem da Mostra Olhar do Ceará, eleitos pelo júri oficial, recebem o troféu Mucuripe.

Serviço

O 30° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece de 05 a 11 de dezembro de 2020, em formato presencial em Fortaleza (CE); e online no Canal Brasil, e também pelo serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo do festival no YouTube e redes sociais de parceiros.

Para saber mais detalhes do mostra de cinema, como duração de cada filme e dia exibição, acesse o site oficial, além do Instagram, Facebook e E-mail.

*Foto: Divulgação