Encerramento do ciclo junino acontece em edição especial neste fim de semana

Além do ciclo junino com atrações ao longo do percurso no sábado, também vai acontecer a tradicional edição do domingo

Neste último fim de semana de junho, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife ganha uma edição especial para comemorar e encerrar a cultura do ciclo junino. Além da já tradicional, aos domingos, os ciclistas terão uma edição especial noturna neste sábado (27). Durante o percurso, atrações juninas prometem surpreender os participantes.

Como vai funcionar o encerramento do ciclo junino

Durante o sábado, a ciclofaixa estará montada das 15h às 21h, e personagens caracterizados de matutos estarão durante todo o trajeto, animando os ciclistas. Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, essa edição extra, além de comemorar o período de festas juninas, é um brinde aos recifenses que estavam cumprindo o isolamento rígido dos últimos meses.

Sobre isso, a secretária da pasta, Ana Paula Vilaça, afirmou à Folha de Pernambuco:

“Esta edição extra foi criada para que as pessoas tenham mais essa opção de lazer, também à noite. Queremos que as pessoas voltem a vivenciar os nossos espaços públicos, mas é importante reforçar os cuidados básicos de higiene e o uso de máscara, que segue obrigatório para que a gente siga combatendo a pandemia.”

Já no domingo, a ciclofaixa funcionará no horário convencional, das 7h às 16h. Desde que voltaram a ser montados, no dia 21 de junho, o trajeto exclusivo para bicicletas foi expandido, ganhando oito quilômetros a mais em pontos estratégicos de conexão com a rede ciclável da capital pernambucana. Hoje, o Recife conta com 160 km de espaço exclusivo para ciclistas.

Avaliações da prefeitura

No entanto, a Prefeitura do Recife (PCR) ressalta que a medida de liberação, não apenas das ciclofaixas de turismo e lazer como também dos parques e calçadões vêm sendo constantemente analisada. E se as recomendações de saúde não forem cumpridas, a decisão do órgão poderá ser revogada.

O retorno dessas atividades em parques e na orla seguiu a orientação técnica do D.A.D.O, plataforma encomendada pela Prefeitura do Recife ao Porto Digital (responsável pela viabilização do festival cultural REC’n’Play), que garante a retomada segura das atividades econômicas e sociais na cidade.

Recomendações de distanciamento

O uso de máscaras e demais cuidados de higiene continuam obrigatórios, além da recomendação de distanciamento mínimo de 1,5 m, considerados itens essenciais dessa fase de retomada. Em nota, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife informou que esses espaços públicos estão no roteiro de sanitização da cidade e que tem feito um trabalho conjunto de fiscalização e conscientização dos cuidados obrigatórios e necessários, reforça a mesma nota:

“Desde o último fim de semana, quando foram reabertos ao público os parques, praças e Orla de Boa Viagem, funcionários estão nas ruas fortalecendo esta fiscalização e contando também com o bom senso das pessoas para o cumprimento dessas recomendações.”

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação/Andréa Rêgo Barros/PCR