1º Pizza Festival: Recife recebe evento gastronômico em outubro

1º Pizza Festival vai trabalhar a valorização da pizza enquanto alimento milenar

No mês de outubro, a cidade de Recife e Região Metropolitana vai abrigar o 1º Pizza Festival. Entre os dias 8 e 31, o setor de turismo, mais especificamente a gastronomia, será impulsionada na região.

1º Pizza Festival – roteiro

Apesar de logo se pensar na Itália quando falamos de pizza, a ideia deste festival é explicar e focar no surgimento dessa comida tão popular no mundo todo. Sendo assim, o foco será trabalhar na valorização da pizza enquanto alimento milenar. Seu surgimento se deu primeiro no antigo Egito e só depois chegou à Nápoles, na Itália, durante a Idade Média. Esta é a época das Cruzadas, movimento militar de inspiração cristã que começou na Europa Ocidental e seguiu em direção à Terra Santa, em Jerusalém (1095 a 1291). 

Formato redondo

Entretanto, foi em Nápoles, que a pizza ganhou o formato redondo e deixou de ser apenas um alimento barato que saciava a fome dos trabalhadores pobres do Sul da Itália para se popularizar em todo o país.

Evento híbrido

Em razão da pandemia, o 1º Pizza Festival vai ocorrer em formato híbrido, fazendo parte de um plano de aquecimento e superação do setor gastronômico. A ideia é ajudar na retomada do atendimento presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Além disso, a intenção também é elevar as vendas no delivery.

De acordo com o coordenador do festival:

“O evento terá uma divulgação conjunta de combos e ofertas exclusivas, criadas por pizzarias/restaurantes, com um bom ticket por pessoa, bem como ajudar o cliente a fazer a melhor escolha do estabelecimento para ir jantar ou almoçar com total segurança.”

Peso histórico

O evento também quer mostrar para o público que a pizza tem mais peso histórico do que apenas um alimento do universo fast-food, explica Barbosa:

“Vamos explicar ao consumidor as diversas formas de preparo da pizza, os tipos de farinha e fermento, além de dizer que existem pizzas que cabem em todos os bolsos e agradam a todos os paladares.”

O coordenador ressalta ainda que o festival trará muitas ofertas aos clientes. Com isso, pizzarias/restaurantes montarão cardápios variados, com opções de pizzas inteiras (seis a oito fatias), além de meias porções e venda por fatias. Em todos os casos, com um ou mais sabores.

“O público vai poder escolher sugestões de combos de pizzas + bebida + sobremesa, variedade de estilos de pizza, como as tradicionais napolitana, romana e genovesa; além de diversos tipos de farinha, a exemplo da integral, orgânica, fermentação natural, vegetariana e sem glúten, tudo criado exclusivamente para o festival, com a aplicação de descontos que vão variar de 10% até 50%.”

Para mais informações sobre o festival, clique aqui.  

*Foto: Divulgação