Ações de limpeza e desobstrução de canais no Recife

Ações de limpeza e desobstrução de canais serão feitas pela Prefeitura; intervenções irão seguir até agosto

Na última sexta-feira (17), ocorreram ações de limpeza e desobstrução de canais e trechos de rios que cortam o Recife. Elas foram reforçadas pela prefeitura da capital pernambucana. E que dá prosseguimento às ações iniciadas em janeiro. O objetivo é melhorar o escoamento das águas para reduzir os pontos de alagamentos nesta região da capital pernambucana.

Ações de limpeza e desobstrução de canais

Na ocasião, o prefeito da cidade, João Campos, esteve na Bacia do Vasco da Gama, no trecho entre a avenida Norte e a rua Padre Lemos, para verificar de perto o andamento dos serviços no local.

Além disso, os trabalhos são realizados em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). A ação no local durou três dias e, na sexta, já foram retiradas 24 toneladas de resíduos.

Mobilização de 400 trabalhadores da Emlurb

Contudo, para a realização da limpeza, a gestão municipal mobilizou 400 trabalhadores da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) em oito frentes de serviço, com máquinas e veículos. Sendo assim, mais de 1.000 toneladas de resíduos já foram retirados.

Segundo João Campos:

“Esta limpeza já tinha sido feita anteriormente, mas em virtude das fortes chuvas, a gente está voltando para esses locais. Só depois das chuvas, a gente já tirou, de canais e braços de rios, mais de 1.000 toneladas de resíduos. Aqui tem uma montanha muito grande de resíduos que a gente precisou tirar para melhorar a drenagem desta área. É preciso tirar essa areia para ter o escoamento da água.”

Execução dos trabalhos

Por fim, segundo informações da prefeitura, as intervenções previstas serão executadas em 22 canais e trechos de rios até meados de agosto.

*Foto: Reprodução