Com novas Escolas Técnicas Estaduais, PE atinge 50 em todo o Estado

O processo seletivo para as vagas a serem preenchidas nas novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) começa nesta quinta-feira (5)

Nesta quarta-feira (4), o governo de Pernambuco informou que o Estado vai ganhar mais quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Sendo assim, a região vai atingir 50 escolas deste tipo. A cerimônia foi realizada na tarde de hoje de modo virtual e contou com a presença do governador Paulo Câmara, dos secretários Fred Amancio, de Educação e Esportes, e Gilberto Freyre Neto, da pasta de Cultura, e do deputado federal Danilo Cabral.

Escolas Técnicas Estaduais

Dentre as novas Escolas Técnicas Estaduais está a ETE Chico Science, no bairro de Rio Doce, em Olinda. Atualmente, o espaço está em finalização de obras.

Já as outras três unidades: ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, no Recife, a ETE Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, também no Recife, e a ETE Nelson Barbalho, em Maurício de Nassau, Caruaru, já existiam e se transformaram em escolas que vão ofertar cursos técnicos.

Novos cursos das Escolas Técnicas Estaduais

Além de cursos técnicos que já compunham a grade dessas unidades, serão ofertados também cursos pela primeira vez. São eles:

  • Farmácia;
  • Artes Visuais;
  • Teatro;
  • Produção em Áudio e Vídeo;
  • Rádio, TV e Internet.

Além disso, vale lembrar que durante a pandemia o governo de Pernambuco lançou o programa Conecta Aí, levando internet gratuita a alunos da rede estadual de ensino.  

Educação como elemento transformador

Do ponto de vista do governador Paulo Câmara, a Educação é o elemento transformador na vida de milhares de estudantes do estado pernambucano. Além disso, a expansão do ensino técnico anda junto com as demandas crescentes da região:

“Acredito que estamos no caminho certo para a educação dos nossos jovens. Nossa política de educação em tempo integral, com escolas de referência e agora com a expansão do ensino técnico ainda no Ensino Médio será importante para que o aluno já saia preparado para o mercado de trabalho.”

Educação como valor central

Contudo e na mesma linha de raciocínio, o deputado federal Danilo Cabral enxerga a entrega das novas Escolas Técnicas Estaduais como uma aposta da educação como um valor central. Então, isso vai além da entrega dos equipamentos de estudo para a população, ele afirma:

“A educação é um valor central e estratégico para o desenvolvimento do Estado. É possível transformar a vida das pessoas ofertando uma educação pública de qualidade.”

*Foto: Reprodução/YouTube