Como será o encerramento do Festival Música no Forte em Noronha

Festa de encerramento do Festival Música no Forte será no dia 12 de outubro e terá show gratuito da banda Paraíba Jazz, no Forte Nossa Senhora dos Remédios

A segunda edição do Festival Música no Forte, em Fernando de Noronha (PE), acontece no dia 12 de outubro e contará com a apresentação do grupo Paraíba Jazz. O acesso ao show é gratuito e a banda sobe ao palco às 19h, na fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios.

Encerramento do Festival Música no Forte

O local para o encerramento desta edição passou por obras de restauração, iniciadas em janeiro de 2018. Durante todo o período de trabalho, a companhia Biapó, responsável pela recuperação do Forte dos Remédios, que é patrimônio histórico de Norinha, realizou 25 eventos culturais no espaço, divididas entre exibições de cinema e concertos musicais.

O objetivo da programação do evento é fazer uma conexão de aproximação entre os residentes da ilha de Fernando de Noronha com os turistas que visitam o local, após o restauro do Forte Nossa Senhora dos Remédios, de acordo com afirmação dos organizadores do Festival Música no Forte.

Em declaração ao site G1, Rafael Mundim Guimarães, que é um dos organizadores do evento explicou:

 “Nós escolhemos do Paraíba Jazz por conta do sucesso que o grupo fez na apresentação realizada no festival, no mês de agosto”.

Edição de junho de 2019

Em junho deste ano, aconteceu outro evento do Festival Música no Forte, que contou com show de encerramento da banda Quinteto Sotaque, de Goiânia. Assim como na apresentação de outubro, o concerto também foi realizado na fortaleza Nossa Senhora dos Remédios com entrada gratuita.

O projeto é uma iniciativa da construtora Biapó, responsável pela execução da restauração do forte e que até junho já havia promovido cinco eventos musicais somente neste ano. Sem contar que em 2018, a companhia realizou mais oito apresentações.

Patrimônio histórico

A restauração do Forte Nossa Senhora dos Remédios foi toda custeada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foram investidos nas obras de recuperação o valor de R$ 10 milhões. O Forte é uma edificação do século 18 e foi construída pelos portugueses, além de ser considerada a fortaleza mais importante do sistema fortificado da ilha de Fernando de Noronha.

O trabalho está em fase final, porém o instituto ainda não anunciou a data de entrega e nem informações sobre a cerimônia de inauguração do local.

Informações – Festival Música no Forte

A segunda edição do Festival Música no Forte, com apresentação do conjunto Paraíba Jazz acontece no dia 12 de outubro (sábado), a partir das 19h, no Forte de Nossa Senhora dos Remédios, com entrada gratuita.

Fonte: site G1

*Foto: Divulgação / Habitatgeo