Dia de Ação de Graças é celebrado no Recife

Evento de Dia de Ação de Graças será realizado amanhã (28), no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, com o intuito de também arrecadar alimentos para instituições filantrópicas

Amanhã (28) acontece o evento de Dia de Ação de Graças, no Parque 13 de Maio, localizado no Centro do Recife. Além da celebração da data, o encontro também visa estimular o sentimento de gratidão e solidariedade da sociedade recifense.

Ação de Graças – como será

A grande ação social de Dia de Ação de Graças disponibilizará serviços gratuitos de assistência à saúde, cidadania e bem-estar, realizados das 8h às 16h, no parque.

O tema desta edição será “Tudo floresce onde há gratidão”, com a intenção de arrecadar alimentos que serão doados a instituições filantrópicas da região.

Um diferencial deste ano e em conexão ao tema, o evento terá a presença de uma árvore artificial no espaço de celebração da data. Assim que as pessoas chegarem ao parque 13 de Maio irão se deparar com a árvore sem folhas. Sendo assim, ao longo a manhã, voluntários do Projeto Bem Hur incentivarão os presentes no local a escreverem bilhetes de gratidão. Neste momento, os voluntários darão informações sobre o que significa o ato do Dia de Ação de Graças e qual o motivo dele ocorrer todos os anos.

Importância do agradecimento

Em passagem pela Folha de Pernambuco na última segunda-feira (25), Wilson Pires, secretário geral do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, ressaltou que o evento não é somente para agradecer, mas, principalmente, para avaliar a importância do ato de agradecimento. Ele também mencionou que o projeto atua sob quatro pilares: a Deus, às pessoas, às instituições, a começar da família, e à pátria. E concluiu ao periódico:

“Mais do que uma etiqueta, a gratidão é um estilo de vida que não só melhora a sua vida como a vida das pessoas a sua volta”.

Parcerias

Por meio de parcerias com órgãos estaduais, ONGs e companhias privadas, vários serviços serão ofertados gratuitamente à população. no setor de saúde, serão disponibilizados exames de: mamografia, colo do útero, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além da palestra de orientação e saúde bucal. Também serão oferecidos serviços médicos em diversas especialidades, tais como: clínica médica, cardiologia, odontologia, oftalmologia, pediatria e urologia.

Já os serviços de bem-estar e cidadania estarão presentes no local na forma de: cortes de cabelo unissex; emissão de RG; e certidões de nascimento, casamento e óbito. O evento contará ainda com a participação da OAB-PE (Ordem dos Advogados de Pernambuco), promovendo orientação jurídica em várias áreas, do DETRAN-PE, Compesa, Celpe e Procon-PE, com a realização de atendimentos ao consumidor nas unidades móveis. Importante ressaltar que para cada tipo de atendimento será pedida documentação específica.

Sobre isso, Wilson explica:

“Entendemos que um dos valores que nossa sociedade brasileira precisa resgatar é o ato do agradecimento. Não simplesmente por educação, mas por sentimento. Essa cultura do agradecimento pode mudar o mundo, pois melhora o ser humano como indivíduo, seus relacionamentos, diminui a violência e incentiva a prática do bem”.

História do Dia de Ação de Graças no Brasil

O Dia de Ação de Graças no Brasil passou a ser celebrado de acordo com o que consta na lei federal nº 781/49, regulamentada pela lei 5.110/65.

Em Pernambuco, a ação gratuita, que entrou para o calendário oficial do estado por meio da lei nº 13.745 é celebrada há 13 anos, sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro e promovido pelo Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG.

Informações

Para demais informações, basta acessar o site oficial do evento aqui ou ainda pelo telefone: (81) 3252-6008.

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação