Ilumina Recife instalará 30 mil novos pontos de LED

Programa Ilumina Recife focará nas áreas mais carentes da capital na intenção de baixar o índice de criminalidade

A cidade de Recife ganhará 30 mil novos pontos de iluminação. O objetivo é prevenir a violência nas regiões mais carentes da capital de Pernambuco, com o programa Ilumina Recife. A instalação dos pontos de LED será realizada em locais indicados pelo programa Pacto Pela Vida (PPV), que serão prioritários. O mapeamento compreende 145 comunidades, situadas em 51 bairros do município. Todos os detalhes da iniciativa foram apresentados na semana passada pela prefeitura, em parceria com as secretarias de Planejamento e Gestão, e de Defesa Social de Pernambuco.

Locais do programa Ilumina Recife

Os locais que serão atendidos pelo Ilumina Recife abrangem as comunidades de: Coque, Comunidade do Bode, Comunidade do Papelão, Sítio do Berardo, Vila dos Milagres e Vila São Miguel, entre outras áreas. Já em relação aos critérios para a escolha destes lugares está a vulnerabilidade da região para crimes violentos contra o patrimônio, de acordo com informações fornecidas pelo PPV, além da análise qualitativa dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) sobre a falta de iluminação de certas áreas, enquanto fator decisivo para o registro de casos de violência.

Até o fim de 2019, o programa Ilumina Recife proporcionará 15 mil novos pontos de LED serão instalados nas comunidades, o que equivale a um investimento de R$ 17 milhões. Os outros 15 mil serão instalados até o final do ano que vem. De acordo com o prefeito Geraldo Julio, em declaração ao jornal Folha de Pernambuco:

“Essa ação vai possibilitar que as pessoas possam aproveitar mais o espaço público, ter mais convívio com os vizinhos, e muito mais segurança, por consequência. Já fizemos as grandes avenidas, com a instalação de oito mil pontos. Com os 30 mil desta etapa chegaremos a 40% de todo o parque de iluminação pública da capital”.

Pontos já instalados

Na região de Coque, na Joana Bezerra, no centro de Recife, os pontos de LED já foram instalados. Segundo a moradora Paloma Martins, 25 anos, já pode se notar mudanças na rotina dos residentes:

“A iluminação melhorou muito na nossa rua. A minha loja, que antes era muito escura, com a claridade melhorou até o movimento. As crianças também aproveitam mais a praça, então estamos todos muito felizes, só temos a agradecer”.

Tecnologia do Ilumina Recife

Com a tecnologia LED presente no programa Ilumina Recife, as vantagens são inúmeras, entre elas o fator de vapor de sódios, que proporciona a redução no consumo de energia elétrica ao menos em 12,5%, chegando até 50,73%. Sem contar que os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficazes do que as luminárias vapor de sódio já existentes. Com isso, mesmo quando atingir 50 mil horas de uso, ainda é possível garantir pelo menos 70% do fluxo luminoso do começo projetado.

Para Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco, os crimes nestas regiões ocorrem por três fatores: o criminoso, a vítima e o ambiente que facilita a ação.

“Se você exclui um desses pontos, o crime não acontece. Isso é justamente o que estamos vendo hoje. Com base em dados técnicos, em áreas que necessitam efetivamente de uma melhoria na qualidade da iluminação, estamos reduzindo justamente um desses fatores para que o crime não aconteça”.

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação / Prefeitura de Recife