Incêndio na Vale causa dúvida quanto à entrega de produção

Incêndio na Vale ocorreu em seu Terminal Ponta da Madeira (MA), no píer 4, que possui capacidade para receber navios com porte de até 420 mil toneladas

Nesta quarta-feira (20), o BTG Pactual afirmou em nota a clientes sobre um incêndio que ocorreu em dos carregadores de navios da mineradora Vale, no Terminal Ponta da Madeira (MA), na semana passada. O fato “pode lançar algumas dúvidas” em torno da previsão de produção da companhia para 2021, que é entre 315 e 335 milhões de toneladas.

Mesmo assim, a Vale já havia informado em nota à imprensa, que “o terminal continua em operação, sem impacto nas programações mensais de embarques de minério”.

Incêndio na Vale – entenda o caso

O incêndio na Vale é considerado um incidente, já que não houve vítimas nem danos ambientais. Ele ocorreu na madrugada do dia 14 de janeiro.

Situado em São Luís, no Maranhão, o terminal Ponta da Madeira atende ao Sistema Norte. Ele é responsável por cerca de dois terços da produção da Vale, uma das maiores exportadoras de minério de ferro do mundo.

De acordo com os analistas do BTG Pactual, Leonardo Correa e Caio Greiner:

“Agora há mais perguntas do que respostas, mas claramente pode haver algumas consequências para os mercados de minério de ferro e preços no futuro. Isso também pode lançar algumas dúvidas sobre a previsão de volumes da Vale de 315-335 milhões de toneladas para 2021.”

Eles ainda acrescentaram que qualquer redução teria impactos sobre os preços do minério de ferro.

“Estamos atualmente colocando em nossos modelos (produção) em 320 milhões de toneladas, mas acreditamos que os riscos de queda estão crescendo.”

E finalizaram:

“Qualquer rebaixamento adicional dos volumes da Vale pressionaria ainda mais os mercados de minério de ferro e poderia levar a um aumento adicional nos preços.”

Déficit em torno de 90 milhões de toneladas

Além disso, o banco digital prevê hoje um déficit em torno de 90 milhões de toneladas no mercado transocêanico de minério de ferro em 2021. Isso é resultado de um aumento da produção de aço bruto chinesa de 2% ante 2020.

Entrega de 320 milhões de toneladas

Portanto, para os analistas, isso quer dizer que a Vale entregaria 320 milhões de toneladas. E também que haveria muito pouco crescimento de oferta da Austrália e da capacidade de minério de ferro da China (com um teto em pouco mais de 200 milhões de toneladas).

Minimizou o incidente

Embora a mineradora tenha publicado uma nota de esclarecimento, a verdade é este incêndio na Vale foi minimizado, segundo o BTG. Isso porque a companhia afirma que manterá suas metas e poderá atendê-las e que está em baixa temporada de embarques pelo terminal de Ponta da Madeira. Ou seja, que isso tudo possibilitará realocar os navios. Porém, os analistas acreditam que potenciais implicações como maior custo operacional, ainda não estão claras.

Capacidade

O incêndio na Vale aconteceu exatamente no píer 4 do terminal. O local possui capacidade para receber navios com porte de até 420 mil toneladas. Segundo o BTG, o espaço também conta com duas estações para carregamento de embarcações que trabalham de forma alternada, ao ritmo de 160 mil t/hora.

*Foto: Divulgação