Navio cargueiro Shoveler é isolado no Porto do Recife

Navio cargueiro Shoveler tem nove tripulantes diagnosticados com Covid-19

Desde a última sexta-feira (2), o navio cargueiro Shoveler está atracado no Porto do Recife. Ele foi colocado em quarentena após a confirmação dos diagnósticos positivos para a Covid-19 de nove tripulantes.

Navio cargueiro Shoveler atracado

Segundo a assessoria de comunicação do terminal portuário, a embarcação de bandeira cipriota foi isolada. Sendo assim, o navio cargueiro Shoveler passou por uma avaliação epidemiológica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Chipre é um país insular localizado na Europa, ao leste do Mar Mediterrâneo.

Por outro lado, no dia 30 de junho, o Porto do Recife foi notificado pela Anvisa sobre a necessidade de a embarcação passar por uma avaliação da agência.

Além disso, nesse mesmo dia, um dos tripulantes do navio foi resgatado de lancha por apresentar quadro suspeito de Covid-19. Ele foi encaminhado para um hospital da capital pernambucana, onde realizou um exame que confirmou a doença.

Diante disso, o Porto informou:

“O plano de contingência e emergência em saúde pública do ancoradouro foi acionado.”

Mais oito casos positivos

Além deste tripulante, no fim de semana, foram confirmados mais oito casos positivos entre os tripulantes do Shoveler. A informação foi repassada pela Anvisa ao Porto na segunda-feira (5).

Todavia, cinco tripulantes seguem em isolamento na embarcação e três foram encaminhados a hospitais do Recife.

O Porto ainda que caso não seja notificado nenhum novo caso de Covid-19, a embarcação cipriota deve desatracar em 14 dias, após cumprir o período de quarentena indicado.

Percurso antes de ser atracado

Antes de chegar ao Brasil, o navio cargueiro Shoveler cinha de Halmstad, na Suécia, com 19 tripulantes a bordo. E seguia viagem para o Porto de Paranaguá, no Paraná, onde realizaria a descarga de malte.

“Apenas a operação de atracação e desatracação da embarcação é de responsabilidade da Porto do Recife S.A. Os protocolos sanitários, acompanhamento e estado de saúde dos tripulantes são de responsabilidade da Anvisa.”

*Foto: Divulgação/Arthur Mota/Folha de Pernambuco