Plano Municipal para a Primeira Infância tem consulta pública no Recife

Consulta pública para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância começou na segunda-feira (17) e segue até o dia 16 de março

Teve início na última segunda-feira (17), uma consulta digital aberta, para que a população participe da elaboração do primeiro Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife. O objetivo da iniciativa é a de regulamentar e orientar as ações da Prefeitura da capital de Pernambuco, do ano de 2020 até 2030, baseado nas crianças de até seis anos de idade.

Plano Municipal para a Primeira Infância – entenda a questão

As mães e cuidadores de crianças nesta faixa etária também integram parte do plano desenvolvido pela Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife e o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Qualquer cidadão que possua e-mail e CPF poderá corroborar com o planejamento, por meio do deste endereço eletrônico, que pertence à plataforma Colab.  

A iniciativa também ouvirá, em etapas futuras, mais de 40 mil crianças da educação infantil e ensino fundamental, que estão matriculadas na rede municipal. Sobre isso, o secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais, afirmou ao jornal Folha de Pernambuco:

“É essencial que as crianças participem, pois elas são as protagonistas desse processo e são sujeitos de direitos e de ideias acerca da cidade que elas querem para o futuro.”

Mais para frente, também serão ouvidos colégios particulares e da rede escolas comunitárias, e ainda entidades voltadas ao setor educacional.

Data para participar da pesquisa

Neste primeiro momento, a pesquisa da Colab estará aberta para a população e estudantes de redes municipais até o dia 16 de março.

Ao final da consulta, as informações prestadas ajudarão a elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância, que será enviado para votação na Câmara dos Vereadores do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação / Marcos Pastich/ PCR