Prefeita de Ipojuca (PE) quer retorno do comércio nas praias

A cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, está há 23 dias consecutivos sem o registro de mortes pelo novo coronavírus. Com isso, a prefeita do município quer o a volta do comércio nas praias. Além disso, segundo o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde Municipal, o último óbito notificado pela doença foi em 19 de julho.

Volta do comércio nas praias de Ipojuca

De acordo com o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França, a ausência de mortes durante esses dias indica que as ações sanitárias e o rigor do protocolo da cidade tem funcionado:

“As pessoas em Ipojuca já entenderam que o uso da máscara evita o contágio e pode salvar vidas. Ainda temos dificuldade em relação ao distanciamento nas filas de bancos e lotéricas, mas ampliamos a testagem, o monitoramento dos doentes em domicílio, as ações de conscientização com carro de som e nas redes sociais, a desinfecção nas ruas, praças, instituições bancárias e mercados, além das barreiras sanitárias nos acessos a Porto de Galinhas e Serrambi.”

Turismo do local

As praias do litoral de Ipojuca são os principais destinos de turismo do estado pernambucano e do Brasil. Logo no início do anúncio sobre o estado de pandemia no país, as praias desta região foram as primeiras a serem interditadas no dia 22 de março, entre elas: Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. Sendo assim, a reabertura dessas localidades só ocorreu em 20 de junho, ainda com restrições de horário e somente foi permitido para práticas esportivas individuais.

Posicionamento da prefeita em relação ao comércio nas praias

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, declarou à imprensa que está à espera de um posicionamento do governador Paulo Câmara. Ela afirma que protocolou um ofício no dia 15 de julho, solicitando a autorização para poder liberar as atividades do comércio nas praias do município. Pelo menos 25 mil pessoas vivem do turismo nesta região.  

Efeitos da Covid-19 na cidade litorânea

Em relação aos hospitais de campanha da cidade, os locais estão com a taxa de ocupação em 6,4%. De acordo com o boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (10), a cidade de Ipojuca possui 717 confirmados da doença, 90 óbitos e 571 pacientes recuperados da Covid-19.

*Foto: Divulgação/Veja no Mapa