Projeto Pimp My Carroça retorna à Recife

O projeto paulistano Pimp My Carroça vai pousar novamente no Recife. E quem abrirá as portas para ele é a Cooperativa Palha de Arroz, situada no Arruda, zona norte da capital pernambucana, local onde será realizado o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019.

Pimp My Carroça

O Pimp Nossa Cooperativa 2019 será promovido pelo Pimp My Carroça, que é uma iniciativa viabilizada pelo grafiteiro Mundano, que busca desde 2012 dar visibilidade a catadores e catadoras de materiais recicláveis, por meio de ações que usam principalmente a arte do graffiti.

O objetivo do projeto é proporcionar o acesso à arte à integração entre os catadores e suas famílias. Além disso, a ideia também realizar melhorias na cooperativa em questão.

Pimp Nossa Cooperativa 2019

O evento ocorrerá amanhã (5), das 10h às 17h. Entre as atividades promovidas, terão oficinas de stencil, ministradas pela Joana Liberal; oficina de turbante, oferecida pela Secretaria da Mulher de Recife. O dia também contará com contação de histórias e brincadeiras musicais, com o grupo O tapete Voador; pocket-show de Rayssa Dias; Dj  Rastafl4via; e práticas terapêuticas; dentre outras atividades.

Ao todo, o evento promovido pelo Pimp My Carroça terá a presença de 18 artistas visuais, como Guto e Nomes, Naara, Muchacho e Rayana Rayo, que pintarão os muros da Cooperativa Palha de Arroz, compondo uma verdadeira exposição de arte a céu aberto.

História do evento

O evento Pimp Nossa Cooperativa é uma iniciativa que foi criada em 2017. Sobre isso, Carolina Pires, coordenadora do projeto, esclareceu ao jornal Diário de Pernambuco:

“A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”.

Além do Recife, o Pimp My Carroça também realiza o projeto na cidade de Salvador. Quem produz o evento de lá é a Fernanda Santana, que ressaltou à mesma publicação:

“Além da melhoria estética e visual, a proposta traz a dignidade e desperta a vontade de rearrumar os espaços de trabalhos das cooperativas”.

Apoio

Entre os apoiadores do projeto Pimp Nossa Cooperativa 2019 está a companhia Novelis. Ela oferece suporte para iniciativas como esta, que acredita que desta forma estão fomentando o desenvolvimento das cooperativas, além da integração nas comunidades em que atuam e desejam reforçar seu compromisso com ações sustentáveis.

A iniciativa do grafiteiro Mundano ainda possibilita que tenha uma contribuição para o empoderamento dos trabalhadores, e também de promover melhorias nas cooperativas e benefícios ao meio ambiente, de acordo com a diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, Eunice Lima.

Programação do Pimp Nossa Cooperativa 2019

10h – Contação de história, com o grupo O Tapete Voador; Rodada de apresentação do Pimp Nossa Cooperativa para as cooperadas;

10h às 17h – Atividades de bem-estar e terapias de autocuidado: Aplicação de Reike com Deise Correia, Auriculoterapia com Eduarda Moretti, Limpeza de pele com Gisele Bezerra Araújo e Práticas terapêuticas, com Mônica Souza;

11h – Oficina de Brincadeiras Musicais, com o grupo O Tapete Voador; e Oficina de turbante, com a Secretaria da Mulher;

13h30 às 15h – Turma 1 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal;

13h30 às 17h – Atividades para crianças, com Alegria no Ar: recreação e lazer;

14h – Pocket-show de Rayssa Dias;

15h30 às 17h – Turma 2 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal e DJ Rastafl4via.

Fonte: Gazeta de Pernambuco

*Foto: Divulgação / Shilton Araújo