Sefaz-PE: plataforma agiliza atendimento ao contribuinte

Plataforma da Sefaz-PE facilitará acesso a informações sobre os tributos estaduais

Os contribuintes de Pernambuco agora poderão contar com uma facilidade: a de ter acesso a informações sobre os tributos estaduais. O assistente virtual da plataforma da Sefaz-PE (Secretaria Estadual da Fazenda de Pernambuco, situada no Recife) fica no portal do órgão. Mas a ferramenta também consegue ser acessada pelo WhatsApp ou Telegram.

Plataforma da Sefaz-PE

O Assistente Virtual da Sefaz-PE é uma ferramenta via chat que funciona 24 horas por dia. Ele foi criado com o objetivo de orientar o contribuinte para o autosserviço. Entretanto, em caso de o problema não ser solucionado, é possível entrar em contato com a equipe do Telesefaz pelo próprio chat. Sendo assim, o cidadão recebe atendimento humano, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Dúvidas gerais

Ao entrar no novo canal de atendimento, o contribuinte consegue esclarecer dúvidas gerais sobre os procedimentos da Secretaria Estadual da Fazenda de Pernambuco e acesso ao e-Fisco. Assim como a obtenção de orientações sobre o pagamento e parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Liberação de mercadorias

O recurso virtual ainda conta com um atendimento direto para liberação de mercadorias e recepção de processos de isenção de ICMS para pessoas com deficiência (PcD).

A plataforma tem a parceria da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), por intermédio do Núcleo Estadual Integrado de Cobrança (NEIC). E também oferece orientações sobre débitos inscritos em Dívida Ativa e integração com o site da PGE.

Acesso digital ao Sefaz-PE

Por fim, o contribuinte pode acessar e conhecer o Atendimento Virtual por três canais:

*Foto: Divulgação