SESI de Pernambuco oferece cursos EAD durante quarentena

Inscrições dos cursos EAD do SESI para fazer durante a quarentena começam hoje (1º) e vão até o dia 15

Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), com unidades temporariamente no Recife, lançou quatro cursos gratuitos e que podem ser feitos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Os cursos EAD abrangem as áreas de conhecimento, como: comunicação, saúde e segurança no trabalho, além de ética e matemática.

Inscrições dos cursos EAD do SESI-PE

As inscrições começaram hoje (1º) e serão encerradas no dia 15. As vagas são limitadas e podem ser realizadas no site da instituição. o participante deve clicar na seção de Educação a Distância e depois em “registro” e seguir o passo a passo.

Os alunos devem ter mais de 16 anos, além de e-mail e ter noções básicas de informática. As quatro opções de cursos EAD disponíveis durante a pandemia são: Comunicação Escrita, Ética e Sustentabilidade, Matemática Básica e Entendendo a CIPA – NR5.

Vale ressaltar que no curso de Comunicação Escrita, de dez horas de duração, da área de marketing e comunicação, tem por objetivo ajudar na produção de textos no contexto profissional. Portanto, quem optar por este conteúdo ele será passado de forma clara e objetiva, abordando temas como redação técnica e organização do texto.

Outra entidade que lida com cursos EAD neste período de isolamento é o Senai, com conteúdo gratuito voltado à indústria 4.0 e de tecnologia.

CIPA, Sustentabilidade e Matemática

Em relação ao curso CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – NR5, o conteúdo vai orientar sobre a importância da organização de prevenir acidentes dentro de suas instalações. Também abordará de modo geral como funciona e para que serve a CIPA, com duração de cinco horas.

Sobre o conteúdo de Ética e Sustentabilidade, que integra a párea de ética e cidadania tem o intuito de facilitar a compreensão do aluno em relação aos conceitos de ética e sustentabilidade, além das relações de desenvolvimento sustentável. A explicação também compreende o papel da sustentabilidade no dia a dia e qual o papel do governo e da sociedade, com duração de oito horas.

Por fim, as opções de cursos EAD do SESI-PE dispõe de conteúdo de Matemática Básica, com 32 horas de duração, com operações básicas, problemas e resoluções de casos.

Período de realização dos cursos EAD

De acordo com a Analista de Projetos do SESI, Alessandra Melo, o prazo para concluir qualquer um dos cursos EAD é de 30 dias, independente de sua carga horária, e serão contados a partir da data de inscrição. O aluno terá duas chances para atingir 70 pontos na avaliação, para obter o certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Além disso, o conteúdo aprendido serve para adicionar mais competências ao currículo e também para agregar mais conhecimento em uma determinada área profissional.

Todos os cursos EAD do SESI-PE estarão disponíveis online e a qualquer momento do dia poderá ser acessado. Quem quiser tirar dúvidas, estas poderão ser postadas no mural do site, o aluno também poderá visualizar as respostas dadas a outros alunos.

Após cumprir a carga horária total do curso, o estudante passará por uma avaliação com o objetivo de atingir pontuação igual ou acima de 70 pontos, para obter o Certificado de Conclusão. Na plataforma também estão disponíveis outros cursos da entidade, num total de 27. Dependendo do curso, serão realizadas duas avaliações. Para mais informações e dúvidas, a pessoas por encaminhar um e-mail para: [email protected]sesi.org.br.

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação