UFPE mantém medidas restritivas até dia 19 de abril

UFPE mantém medidas restritivas que venceriam na segunda-feira (5), porém, reitoria decidiu estender o prazo

Na segunda-feira (5), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu manter as medidas restritivas adotadas em seus três campi até dia 19 de abril. Com isso, o prazo foi estendido, já que venceria no dia no próprio dia 5.

UFPE mantém medidas restritivas

Conforme o comunicado da instituição de ensino, a restrição foi mantida levando em conta os altos números da pandemia da Covid-19 no Estado.

Entretanto, o modelo remoto de aulas será mantido nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Porém, em relação às aulas que possuíam atividades presenciais, a retomada se dará somente após as medidas serem flexibilizadas. Para conferir detalhes destas medidas, basta entrar no site da universidade.

Campus Recife

Por outro lado, no Campus Recife, o portão central segue aberto. Mas para veículos e pedestres, das 7h às 17h, mediante autorização via declaração ou lista prévia.

Já a passagem exclusiva para pedestres será mantida aberta, porém, apenas os portões do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), das 5h às 22h, e do Departamento de Farmácia, das 5h às 17h.

Pesquisas, testes e vacinação

Em contrapartida, as pesquisas ligadas á pandemia, testes para diagnóstico da Covid-19, drive-thru de vacinação instalado na UFPE, além dos serviços prestados pelo Hospital das Clínicas seguem como serviços essenciais.

Segundo informou o reitor Alfredo Gomes:

“É importante que a Universidade, assim como outras instituições, fortaleça essa rede de adesão às medidas restritivas, tendo em vista esse momento difícil de recrudescimento da pandemia. A posição da instituição é um grande pacto a favor da vida. Continuaremos defendendo a importância do isolamento social e a ampliação da cobertura vacinal para que as curvas desta pandemia permitam flexibilização. Estamos continuamente acompanhando o contexto da emergência em saúde no nosso Estado e, daqui a 15 dias, faremos novo anúncio a respeito de nosso plano de contingência.”

Segurança

Todavia, os serviços de segurança; setores responsáveis pelo pagamento de folha de pessoal, licitação, convênios e contratos, também são essenciais para universidade.

Outro serviço essencial diz respeito às residências em saúde vinculadas à UFPE. Elas seguem, mas desde que autorizadas. Assim como as atividades de internato e estágio em saúde. Tudo isso de acordo com a Resolução 23/2020, da Cepe/UFPE, e a Instrução Normativa 02/2020, da Prograd.

Ceus e Fade

Além disso, seguem em funcionamento as Casas de Estudantes Universitários (Ceus) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) para os serviços que não possam ser realizados remotamente.

O mesmo vale para os biotérios e laboratórios com abastecimento de nitrogênio líquido, experimentos em curso e pesquisas relacionadas à pandemia.

Porém, está proibido iniciar novos experimentos neste momento, com exceção daqueles que tratem da Covid e possuam plano de atividades autorizado, conforme resolução que trata da retomada dos laboratórios.

Por fim, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) só mantém as atividades presenciais nos projetos de extensão relacionados à pandemia, como a produção de álcool 70%.

*Foto: Divulgação/UFPE