Acontece hoje o Dia D da vacinação contra o sarampo

Postos de saúde de Recife vão abrir hoje para realizar a primeira etapa do Dia D de vacinação contra o sarampo; público-alvo são crianças de seis meses a 4 anos de idade

Acontece hoje (19) a primeira etapa do Dia D de vacinação em todo o país. Em Recife, 130 postos de saúde vão se mobilizar para em prol da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Os locais foram abastecidos pela Prefeitura do Recife com a dose que vai imunizar crianças de seis meses a 4 anos de idade. A operação vai funcionar das 8h às 17h.

Campanha contra o sarampo

Iniciada em 7 de outubro em todo território nacional, a campanha já imunizou aproximadamente mil crianças. Além disso, tomar a vacina contra o sarampo também garante proteção a outras enfermidades, como caxumba e rubéola. É importante ressaltar que só devem tomar a vacina quem ainda não começou ou não completou o esquema vacinal, que é composto de por duas doses.

A primeira etapa da campanha será concluída no dia 25 de outubro, onde o público-alvo são as crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida, que ainda não haviam sido imunizadas ou que não tenham comprovar que já receberam as duas doses estipuladas para esta faixa etária.

Dose zero

O Ministério da Saúde considera que a vacina contra o sarampo administrada em bebês antes de completarem um ano de idade está vinculada a uma dose extra (dose zero), que nada interfere no calendário de vacinação de rotina, ou seja, quando a primeira dose é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

Postos abertos

Para conferir a lista dos postos de saúde que atenderão neste sábado, basta acessar o site da Prefeitura do Recife. Além disso, os pais devem levar seus filhos munidos da carteira de vacinação e se tiverem também, o cartão do SUS das crianças.

Segunda etapa contra o sarampo

A partir do dia 18 de novembro até o dia 30 do mesmo mês, será realizada a segunda etapa de vacinação contra o sarampo. Desta vez, o público alvo que receberá a aplicação da tríplice viral serão jovens entre 20 e 29 anos, que ainda não foram vacinados ou que não tenham como comprovar que já estão imunizados.

Categoria – imunizados

São consideradas imunizadas pelo Ministério da Saúde:

  • Pessoas de 1 a 29 anos de idade com duas doses da vacina;
  • Pessoas entre 30 e 49 anos com uma dose;
  • Profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral;
  • Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem idade acima de 50 anos.

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação