App Suape: complexo portuário quer facilitar logística da cadeia produtiva

App Suape vai disponibilizar informações em tempo real das embarcações que estão a caminho do complexo e as que estão atracadas

Na terça-feira (25), ocorreu o lançamento do App Suape, em Pernambuco, no auditório do Centro de Artesanato. O objetivo do aplicativo é facilitar a logística de movimentação das cadeias produtivas do Estado e seus negócios. A iniciativa é viabilizada pelo Complexo Portuário Industrial de Suape. Além disso, toda a comuniodade portuária poderá acompanhar os dados das embarcações em tempo real.

App Suape

O App Suapeé produzido pela Diretoria de Planejamento e Gestão da empresa. Ele já está disponível na plataforma Android e até o fim desta semana no sistema iOS.

Todas as embarcações que irão para Suape serão monitoradas. Por conta da sua geolocalização, o porto terá a estimativa do dia e horário em que o navio chegará ao complexo. Sendo assim, poderá organizar a chegada das embarcações e os berços onde eles serão atracados. Todas essas informações poderão ser acompanhadas via aplicativo.

Antes do app, o comandante das embarcações avisava verbalmente data e horário que iria chegar ao porto.

Antes, o comandante das embarcações avisava verbalmente data e horário que iria chegar ao porto. Porém, nem sempre eram informações precisas, o que acarretava em um possível atraso na sequência dos navios, deixando-os parados esperando para atracar no porto. É o que afirma o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins:

“A ocupação dos berços não era otimizada. A partir de agora poderemos monitorar em tempo real a hora da chegada do navio, fazer a seleção do berço e agilizar toda a logística.”

Já o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima complementou:

“Toda a comunidade portuária que trabalha com movimentação de carga, até mesmo as centrais de distribuição, as indústrias que operam com matéria-prima, as empresas de e-commerce vão ser beneficiadas, porque vão poder fazer o acompanhamento das cargas pelos navios. Para os negócios, é a informação integrada em um único aplicativo.”

Acesso democrático

Contudo, a tendência é que os conteúdos possam ser acessados de forma mais democrática, além de maior eficácia. Isso porque, “quanto mais rápido um navio atraca e desatraca, mais rápido a carga chegará para a cadeia produtiva”, explica o coordenador de Informação Territorial da empresa, Gleidson Dantas.

Outros dados do app englobam: a ficha técnica das embarcações, o tipo de carga que está sendo transportada, as operações em andamento e os berços ociosos.

Outros dados importantes

Por meio do app também será possível que as pessoas acessem outras informações do Complexo de Suape. Em um dos ícomes, estão disponíveis conteúdos de empresas instaladas, com dados da área ocupada por cada uma, a localização dentro do complexo, entre outros fatores.

É ainda dará para acessar o ícone de Meio Ambiente de Suape, que traz ações de responsabilidade socioambiental, como a produção das mudas no viveiro. Além disso, o usuário pode encontrar as notícias mais recentes de Suape e acessar diretamente o site do complexo.

Por fim, o presidente da Suape, Roberto Gusmão, comentou:

“É um sistema que estabelece informações de maneira clara para melhorar a eficiência no mecanismo logístico e facilitar a parte burocrática até mesmo antes de a embarcação atracar no porto.”

*Foto: Reprodução/Lucas Medeiros