Dicas de como viajar sem sair de casa

Em tempos de isolamento social, muitas pessoas tiveram que desistir, por enquanto, de suas viagens que seriam realizadas neste momento de pandemia. No entanto, com a tecnologia de hoje é possível viajar sem sair de casa. Como? Neste artigo saremos dicas de como sair do lugar mesmo que virtualmente.

Viajar sem sair de casa

Entre os ramos de atividade que mais foram prejudicados pelo período de isolamento social foi o de turismo. Porém, quem precisou adiar uma viagem que aconteceria nos próximos dias, pode adiantá-la por meio de sua mente.

Você pode se estender ainda mais sobre o local para onde viajaria agora. Por meio de livros, blogs de viagem, canais no Youtube é possível conhecer mais sobre o país ou estado escolhido para visitar.

Coloque a leitura do local escolhido em dia

Um exemplo, se você viajaria para conhecer Paris, você pode ler tudo a respeito desta cidade francesa, além de descobrir dicas dos locais mais visitados fora do eixo comercial.

Filmes do local planejado

Além de livros sobre o local para onde quer viajar após passar a pandemia, você também pode ver filmes a respeito. Plataformas como o Netflix, Amazon, Apple TV e até mesmo a WarnerMedia, por meio de seu canal Turner, disponibilizam estes tipos de produção cinematográfica. Estes canais digitais também contam com outros títulos interessantes que podem fazer você viajar sem sair de casa e ainda conhecer mais lugares, fora o que havia planejado conhecer.

Escute músicas

Um outro exercício para conseguir viajar sem sair de casa é ouvir músicas que remetem ao lugar que visitará em breve. Escutar o som de determinado lugar, país, pode dar uma sensação de que está lá por um breve momento que seja. Plataformas como Spotify e Youtube te levam a este estado de espírito.

Podcasts de viagem

Outra forma de viajar através da imaginação é ouvir podcasts de viagem. O que já era feito por muitas pessoas, quando estavam no transporte público ou no próprio carro, agora pode ser feito dentro de casa, e ainda prestando mais atenção ainda ao conteúdo disponibilizado.

Dois podcasts focados nesta temática são o Mochileiros sem Pauta e o Viajar Pra Quê. Além disso, o blog Janelas Abertas, focado em viagens possui um artigo com mais 16 dicas de podcasts.

Converse com estrangeiros

Mesmo em tempos de pandemia é possível conhecer pessoas que vivam no local onde você quer visitar e conversar com elas. Duas plataformas que disponibilizam este tipo de interação são o Tandem.net e Speaky. Um exemplo: se você pretende conhecer o Chile, este serviço te coloca em contato com uma pessoa nativa de lá. Além disso, o intuito desses aplicativos também é o de ensinar outro idioma. Portanto, é uma forma de você já estar aprendendo outra língua antes de marcar a viagem depois do término da pandemia.

Culinária

Aprender os pratos típicos do lugar onde quer ir um jeito de viajar sem sair de casa e se sentir mais próximo de seu objetivo. Além disso, para quem já gostava de cozinhas, pode até criar um canal no Youtube, por exemplo, e colocar em prática estas receitas e ainda interagir com outras pessoas.

Álbuns de viagens antigas

E quem disse que também não vale revisitar viagens passadas sem sair de casa? Por meio de postagens em redes sociais, fotos impressas ou até vídeos, você pode reviver um momento que foi especial.

Tire da gaveta objetos dessas viagens que ficaram esquecidos e os coloque em evidência, e decore cantos de sua casa.

Passeios virtuais

Alguns aplicativos e até instituições de arte de alguns países têm disponibilizado tour virtuais. É o caso da plataforma Expeditions, do Google, onde você pode conhecer locais turísticos, como o Coliseu, em Roma, e o Monte Everest, no Nepal. O Google Street View também um modo de você revisitar lugares que conheceu em outras viagens.

Já as instituições promovem um passeio virtual por suas galerias, como o  Louvre, em Paris, e  National Gallery of Art de Washington D.C.

Planeje sua próxima viagem

Por fim, o que foi o ponto de partida para você conhecer estas dicas, já estará praticamente pronto o guia da sua próxima viagem, assim que for liberado viajar a outras cidades e países. Existem também redes sociais que podem lhe ajudar mais ainda, como o Instagram (que possui contas de usuários baseadas na área de viagens) e o Pinterest, onde você pode organizar fotos do lugar para onde vai e já ir se habituando a este cenário. Divirta-se.

Fonte: Blob de viagens Janelas Abertas

*Foto: Divulgação