Megacana Tech Show Brasil: edição chega a Pernambuco

A feira Megacana Tech Show Brasil tem como tema central o segmento sucroenergético; em sua 14ª edição, pela primeira vez está viajando o país

Indispensável para o desenvolvimento do Brasil, a cana-de-açúcar é originária da Nova Guiné, e se difundiu pelo planeta por meio da Índia. Hoje, ela ajuda a movimentar a economia mundial como uma commoditie.

A importância da cana-de-açúcar

Já no Brasil, após a década de 1970, a cana voltou a ser o produto prioritário. A partir daí, se tornou donte de renda, pesquisa, inovações, descobertas e emprego. Isso porque a planta produz de tudo um pouco. Seus produtos e subprodutos agregam itens a setores como o da construção civil. E que muitas vezes é desconhecido das pessoas.

Além disso, atualmente, o setor sucroenergético movimenta bilhões de dólares. Só as exportações de açúcar em 2021, ultrapassaram a marca dos R$ 9 bilhões. Sendo assim, um segmento tão importante para os negócios e que impacta a economia e a vida das pessoas, ganhou notoriedade com feira própria.

MegaCana Tech Show Brasil

Foi aí que surgiu a Canacampo Tech Show, em 2009, na sede da Canacampo (Associação de Produtores de Cana da Região de Campo Florido), na cidade de Campo Florido (MG). À época, o evento reuniu mais de 30 empresas nacionais e internacionais para discutir os principais temas ligados ao setor sucroenergético do Triângulo Mineiro. De lá para cá, o nome mudou, a feira cresceu e se tornou conhecida nacional e internacionalmente.

Em 2022, a Megacana Tech Show Brasil chega a sua 14ª edição. Nestes 13 anos de evento, foram dezenas de apresentações, palestras com personalidades e especialistas do setor, além de troca de conhecimento e negócios, divulgações de marcas, tecnologias e inovações, networking. Bons negócios fechados, shows e milhares de pessoas passaram pelo evento, realizado anualmente no mês de agosto.

Realização

A realização da Megacana Tech Show Brasil é promovida pela Canacampo e Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), e ocorre de maio a agosto. A novidade desta edição é que o evento viajará o país com a MEGACANA TV (que vai ao ar às quintas-feiras, às 19h). O programa mostrará a importância do mercado da cana-de-açúcar para o agronegócio brasileiro.

Segundo a presidente da Canacampo, Daine Frangiosi:

“Nosso grande sonho é, cada vez mais, aprimorar, levar informação e ser inovador. Este é o perfil da Megacana: buscar sempre inovação. Este ano, seremos novamente pioneiros com o Megacana Tech Show Brasil, viajando os quatro cantos do país, conectando o setor como um todo. Temos que unir nossa cadeia, fazer o marketing do agro, mostrar que não somos o vilão, pois temos toda a consciência de produzir alimento, além de energia renovável e limpa para a sociedade.”

Primeira parada: Pernambuco

Carpina será a primeira cidade a receber a Megacana com sua feira itinerante. No dia 17 de maio, das 8h às 12h está programado o 1º Dia de Campo da Megacana.

Dezenas de empresas já confirmaram presença, além de autoridades, técnicos e especialistas do setor e visitantes. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições serão feitas no local.

A visita a Pernambuco acaba no dia 19 de maio, com a transmissão da MEGACANA TV, da sede da Usina Petribu, às 19 h, por este link.

Evento volta a ser presencial

Após dois anos de pandemia, a Megacana volta a ser presencial. Porém, nesta edição a feira segue com seu canal no YouTube, como ocorreu no auge da pandemia.

Entre os dias 10 e 11 de agosto, será a vez de o evento ocorrer em Campo Florido (MG), seguindo todos os protocolos sanitários.

Por fim, o presidente da SIAMIG, Mários Campos, completou:

“A cada ano que passa, a Megacana cresce e vai se tornando uma referência no calendário de eventos do setor. Em 2021, tivemos a participação de diversas personalidades de diferentes estados produtores. Neste ano, além de projetar o nosso tradicional encontro presencial, em agosto, em Campo Florido/MG, a Megacana irá percorrer diversas regiões produtoras. Com uma programação imperdível, a MegacanaTV trará o que tem de melhor da produção sucroenergética nacional.”

*Foto: Divulgação