Prêmio Cidade de Belo Horizonte: PBH lança edital de concurso de literatura

Prêmio Cidade de Belo Horizonte tem inscrições até o dia 4 de maio

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura publicaram há alguns dias o edital do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022. Nesta edição, serão beneficiadas obras nas categorias Dramaturgia e Romance. A obra vencedora em cada categoria receberá o prêmio de R$ 25 mil.

Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de maio. Os envelopes com a documentação e as propostas técnicas devem ser entregues na sede da Fundação Municipal de Cultura ou postadas via Correios. A entrega presencial ocorre das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro. Serão aceitas as obras postadas nos Correios até o último dia do prazo de inscrição. O edital está disponível para consulta na íntegra no Portal da PBH.

Quem pode participar?

Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas, além de estrangeiros residentes no país. Porém, os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras devem ser escritas em língua portuguesa e serem inéditas. Ou seja, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

Etapas do concurso

A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiramente, é realizada uma análise dos documentos exigidos pelo edital, habilitando ou não as obras para o julgamento. Em seguida, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidados pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as obras habilitadas, elegendo os vencedores. O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município – DOM e no Portal da PBH.

Segundo a diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof:

“O fomento e a valorização da literatura como linguagem artística são norteadores das políticas de promoção da leitura e da escrita no município. O Prêmio Cidade Belo Horizonte, mais antigo do país, recebe anualmente cerca de 400 obras, o que reflete a riqueza da produção literária nacional, assim como a importância de iniciativas como essas.”

Concurso mais antigo do Brasil

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luís Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, já venceram o concurso. As categorias premiadas são alternadas a cada ano entre Conto e Poesia e Dramaturgia e Romance.

*Foto: Divulgação