Prêmio Jabuti 2020 homenageia Adélia Prado

Jabuti deste ano escolheu a escritora mineira para o prêmio Personalidade Literária, que é uma das categorias mais importantes em premiações do gênero

Neste ano, o Prêmio Jabuti chega à sua 62ª edição, que inclui alterações em seu regulamento, além da escolha da poeta e escritora mineira Adélia Prado, como a Personalidade Literária de 2020.

Categorias do Prêmio Jabuti 2020

Neste ano serão 20 categorias do Prêmio Jabuti, no ano passado foram 19. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro, a entidade excluiu a categoria impressão por entender que o Prêmio Fernando Pini, da Associação Brasileira de Indústria Gráfica, já era suficiente.

Portanto, a categoria humanidades foi dividida em duas, que abrange: ciências sociais e ciências humanas. Além disso, foi criada uma nova categoria, destinada a reconhecer o melhor romance de entretenimento do ano, gênero que antes não possuía chance quando era avaliado ao lado de romances literários.

Inscrições para a premiação

As inscrições para o Prêmio Jabuti 2020 foram abertas na terça-feira (17), e seguem até dia 30 de abril e são realizadas praticamente de forma online, por meio do site oficial do evento.

Vale ressaltar que apenas os volumes inscritos no eixo livro, que compreende as categorias: capa, ilustração, projeto gráfico e tradução, devem ser enviados.

Já para as demais categorias, os editores ou autores encaminham os arquivos em PDF. Além disso, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, disse que o período de isolamento e de quarentena pela qual a maior parte dos brasileiros está passando com a finalidade de evitar a disseminação do novo coronavírus não deve esvaziar o Prêmio Jabuti deste ano:

“Acredito que os profissionais dos departamentos comerciais e editoriais que estão trabalhando no sistema de home office vão ter mais tempo para analisar as categorias e escolher onde inscrever seus livros. Esperamos, no mínimo, que as inscrições sejam como no ano passado.”

Só em 2019, o Jabuti recebeu 2.103 inscrições. Agora é aguardar novas informações de como seguirá a premiação, apesar do surto da doença em todo o país e no mundo.

Fonte: jornal Estado de Minas

*Foto: Divulgação / Marcos Vieira / EM