Projeto ‘Empodera’ fará seminário online nesta quinta (10)

Participantes do projeto ‘Empodera’ vão compartilhar experiências em webnário que será realizado por meio do Google Meet, das 10h às 12h

O projeto Empodera, que atende meninos e meninas no Recife fará um encontro virtual amanhã (10). O seminário online é para compartilhar experiências aprendidas no webnário “A Experiência do Recife no Empoderamento das Meninas”, marcando o encerramento do programa. O evento digital será realizado nesta quinta, das 10h às 12h, por meio da plataforma Google Meet.

Projeto Empodera e sua rede de parceiros

O projeto Empodera já atendeu 210 meninas e meninos da rede pública de ensino do Recife, com idades entre 12 e 18 anos. Todavia, a iniciativa foi desenvolvida nos últimos três anos, graças a uma parceria da Secretaria da Mulher do Recife com o Unicef (Programa das Nações Unidas para a Infância), Consulado dos Estados Unidos e Centro das Mulheres do Cabo.

Contudo, vale lembrar que o estado de Pernambuco tem desenvolvido outras ações em meio à pandemia da Covid-19. É o caso do programa ‘Conecta Aí’, que garante internet gratuita a estudantes da rede estadual de ensino desta região.  

Além disso, o PCR realizou em junho uma consulta pública sobre os impactos gerados pelo ensino remoto na pandemia.

Sistematização do programa para jovens da rede pública

Todavia, a sistematização do Empodera resultou em um manual que aborda temas trabalhados com os jovens. São eles:

  • Respeito às diferenças;
  • Masculinidade tóxica;
  • Violência contra a mulher;
  • Igualdade de gênero, racismo, participação social e cidadania.

Já as oficinas foram ministradas nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago.

Objetivo do programa Empodera

Além disso, o principal objetivo do programa Empodera durante o webnário foi estimular o exercício da cidadania e transformar os jovens em multiplicadores em suas comunidades.

Após terem participado de tais atividades de formação política, como as manifestações do Dia Internacional da Mulher, agora, eles assumem o lugar de protagonistas do webnário de encerramento do programa.

*Foto: Divulgação